PUBLICIDADE

Cada esporte pede um tênis diferente

A escolha certa diminui lesões; evita as bolhas e reduz o cansaço

Não importa se você corre, faz ciclismo ou joga basquete. O uso de um tênis adequado é fundamental para garantir o bom rendimento da prática esportiva, além de proteger o seu corpo contra uma série de lesões. Mas tem gente que parece ignorar os avisos e sai por aí, fazendo atividades físicas sem dar atenção ao que calça. "Os riscos disso são muitos, desde lesões até uma performance que deixa a desejar", afirma Emerson Gomes, autor do Guia de Corrida MinhaVida.

O uso do tênis correto, entretanto, não é garantia absoluta de uma prática saudável. "O planejamento do treino, com aquecimento e alongamento é fundamental", afirma Leandro Moraes, gerente de calçados da Mizuno. "A preocupação com a dieta, a alimentação e a postura também precisam ser consideradas". A seguir, você confere as vantagens de treinar com um calçado adequado para o seu esporte.

Menos lesões: com os exercícios de fortalecimento muscular e o tênis certo para o seu esporte, as articulação são protegidas contra acidentes e sobrecarga.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cansaço na medida: o desgaste físico é menor com um calçado que atende melhor as necessidades de movimento do esporte que você pratica.

Coluna preservada: sozinho, seu tênis não corrige a postura. Mas com o amortecimento de acordo com o seu tipo de pisada, a sobrecarga das vértebras é prevenida, diminuindo as dores nas costas e a acentuação de desvios.

Livre de calos e bolhas: os tênis próprios para a prática de exercícios têm revestimento interno adaptado para o atrito dos pés (o que não dispensa o uso de meias). Assim, as chances de sofrer com calos ou bolhas são reduzidas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mais prazer: o conforto provocado pelo uso do calçado certo permite que você treine mais à vontade, esquecendo o tempo e aproveitando os exercícios como um momento de diversão.

Performance nota 10: o seu desempenho também melhora com o uso do tênis adequado à sua modalidade esportiva, afinal fica mais fácil executar os movimentos exigidos pelo treino. Alguns modelos da Mizuno apresentam o conceito Dynamotion Fit, que favorece a integração entre os movimentos dos pés com o calçado, evitando possíveis lesões e aumentando o conforto e rendimento.