Marcelo teve espasmo muscular: entenda o problema

Confira o comunicado da CBF sobre o estado do jogador

Foto: Reprodução/Instagram/marcelotwelve
Foto: Reprodução/Instagram/marcelotwelve

Na tarde desta quarta-feira (27), o jogador Marcelo, da Seleção Brasileira, deixou o jogo contra a Sérvia logo no início do primeiro tempo com dores nas costas. De acordo com um comunicado da Confederação Brasileira de Futebol no Twitter, o jogador passa bem, mas especialista alerta que o problema pode ser causado por estresse.

O espasmo na coluna é um problema causado por estresse, que gera muita tensão no músculo. "Existe uma forte conexão entre o estresse e as dores nas costas. O estresse causa a liberação de hormônios que aumentam a percepção da dor, como o cortisol e o adrenocorticotrópico (ACTH)", explica a fisioterapeuta Camila Luisa Sato.

E esses hormônios do estresse geram a tensão muscular. "Os músculos podem ser tão tensionados a ponto de levar a um doloroso quadro de espasmo muscular. Os músculos das costas e do pescoço são particularmente mais sensíveis aos efeitos do estresse", completa a especialista.

A tensão muscular reduz a circulação sanguínea para os tecidos e, desta maneira, reduz a quantidade de oxigênio e nutrientes que deveriam chegar até para eles. "A circulação adequada é necessária para liberar resíduos ácidos (bioprodutos da atividade muscular) dos tecidos", destaca Camila. O acúmulo deles nos tecidos pode causar fadiga e dor, além de dificultar o processo de cura do organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Solução é reduzir o estresse

O estresse e a tensão de disputar uma Copa do Mundo pode ter sido um causador desse espasmo muscular e a única forma de melhorar e evitar o problema é, claro, desestressar. "Aliviar o estresse pode reduzir a dor que é agravada ou causada pela tensão muscular. Além disso, gerenciá-lo continuamente também pode ajudar a prevenir a aparição das dores nas costas", afirma Camila.

"Terapias como osteopatia, acupuntura e massagens terapêuticas, como o Shiatsu, são muito benéficas para o relaxamento muscular. Elas trabalham o corpo de forma holística, ou seja, reequilibram a circulação e o copo como um todo, levando ao alivio das condições provocadas pelo estresse", completa. Quando realizadas regularmente podem ajudar no controle do estresse e da dor nas costas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)