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Triathlon: o que é, principais distâncias e como treinar

A modalidade envolve natação, ciclismo e corrida; entenda como funcionam as competições

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O que é triathlon

O triathlon é uma prática esportiva composta por três modalidades atléticas sequenciais e combinadas: natação, ciclismo e corrida; nessa ordem e sem interrupção entre uma e outra. Hoje o triathlon conta com inúmeras competições oficiais, atletas profissionais e é um esporte olímpico.

Como funciona uma competição de triathlon

O triathlon conta com algumas distâncias oficiais nas quais as competições são baseadas:

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Todas as provas seguem as mesmas regras, com natação, ciclismo e corrida em sequência. O que pode mudar é o circuito ou como essas distâncias serão cumpridas. A passagem de uma modalidade para a outra é chamada de ?transição?, quando atletas deixam suas bicicletas, tênis e todos os seus equipamentos para passar à nova modalidade.

A competição

A competição começa com a natação: atletas largam da beira da piscina, lago, da areia ou de uma plataforma. Uma vez na água, nadam contornando boias que delimitam e marcam o percurso.

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Assim que saem da água, vão para a "transição 1", onde se preparam para iniciar o ciclismo, colocando as roupas e equipamentos adequados à modalidade. Finalizado o ciclismo, há a "transição 2", passagem do ciclismo para a corrida, onde trocam de roupa e colocam os tênis de corrida, partindo para a última etapa da prova.

Benefícios do triathlon

Como benefícios da prática do triathlon, Rodrigo Milazzo, gerente do Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Triathlon, cita:

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Como é o treino

Praticantes de triathlon trabalham o físico de forma completa, uma vez que o combo natação, ciclismo e corrida pede por um bom condicionamento e preparo geral. Assim, o treino deve ser bem amplo e completo, sempre acompanhado de profissionais especializados.

Milazzo recomenda a quem está se engajando no triathlon e quer competir por rendimento e performance, nadar cerca de seis vezes na semana, correr cinco vezes na semana e pedalar quatro vezes na semana. Esses são números base, que mudam de pessoa para pessoa e das sugestões de profissionais da área.

O treinamento de triathlon, porém, inclui muito mais do que apenas a prática das três modalidades que o constituem. É necessário treinar:

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Um fato interessante é que o triathlon não é um esporte de muitas lesões. A rotação entre as disciplinas faz com que a preservação da parte musculoesqueléticas seja mais eficiente do que a de atletas que praticam modalidades únicas.

"Por isso é um esporte que cresce muito, por exemplo, entre pessoas acima de 60 anos. Nos EUA é o esporte olímpico que mais cresce nessa faixa etária", diz Fabrício Braga, Chefe Médico da Confederação Brasileira de Triathlon.

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Como começar a treinar

Para entrar no mundo do triathlon é importante ter experiência prévia com natação e o hábito de correr. Quanto ao ciclismo, é importante que a pessoa já saiba andar de bicicleta e se sinta segura ao fazer isso.

Há necessidade, porém, de uma boa progressão, que deve ser feita ao longo de anos, dando tempo para o corpo se adaptar, possibilitando um bom trabalho psicológico. Segundo Milazzo, o ideal é fazer uma progressão de distância, seguindo as distâncias do triathlon.

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"No primeiro ano, o ideal é fazer só sprint. No segundo, sprint e standard. No terceiro realizar mais standard, mesclando com sprint. No quarto, a standard e talvez uma longa. Apenas a partir do um quinto ano fazer uma longa distância. Depois de cinco anos a pessoa terá uma base muito boa do esporte."

Quem quer ingressar no mundo do triathlon deve, também, seguir uma lista de pontos importantes, como:

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Equipamentos básicos para triathlon

Referências