
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Pessoas que cozinham e se exercitam no mesmo dia estão mais propensas a passar mais tempo em uma das atividades em detrimento da outra. Isso é o que diz um novo estudo realizado pela The Ohio State University's College of Public Health, nos Estados Unidos, e apresentado neste dia 12 de abril durante o Population Association of America 2013 Annual Meeting.
Os pesquisadores detectaram que um aumento de dez minutos na preparação da comida estava associado a uma menor probabilidade de se exercitar por mais dez minutos - entre homens e mulheres. O resultado é aplicado a adultos casados e solteiros, com e sem filhos.
Eles analisaram informações de mais de 112.000 adultos (disponíveis no American Time Use Survey, um Censo norte-americano) que reportaram suas atividades nas 24 horas anteriores. Entre os participantes, 16% dos homens e 12% das mulheres haviam praticado atividade física no dia anterior. Homens passaram, em média, aproximadamente 17 minutos preparando comida, enquanto as mulheres gastaram 44 minutos nessa atividade. O tempo médio gasto em exercício para todo o grupo foi de 19 minutos para os homens e nove para as mulheres. Os resultados indicam que, em média, homens e mulheres gastam menos de um hora em ambas as tarefas no mesmo dia.
Ao encaixar as informações em modelos estatísticos, os pesquisadores detectaram que há um efeito substitutivo nessa relação: quanto mais tempo é gasto na cozinha, menor é a probabilidade de que as pessoas se exercitem mais.
As descobertas sugerem que as recomendações de saúde pública não isolem um hábito saudável do outro, mas levem em conta o tempo livre individual para otimizar seu uso com práticas saudáveis.
Atitudes simples que melhoram a saúde
Cuidar da saúde durante a correria do dia a dia não é lá uma das tarefas mais simples. Visitas ao médico, exames, vacinas e cuidados especiais, muita vezes, acabam deixados de lado. É ai que o corpo começa a reclamar, e os problemas passam a surgir acompanhados de dores e cansaço excessivo. Claro que os cuidados essenciais não podem ser deixados de lado. Mas pequenas atitudes preservam a saúde, evitando diversos males. Confira a lista que o Minha Vida preparou para você experimentar um gostinho a mais de jovialidade e disposição.
Faça exercícios físicos

Os exercícios físicos garantem uma vida muito mais saudável. "Pacientes sedentários têm um risco de mortalidade muito maior em relação àqueles com problemas de coração, mas que realizam alguma atividade física regularmente", afirma o clínico Daniel Kopiler, especializado em Medicina do Exercício. E não podemos esquecer que as atividades físicas também deixam seu corpo muito mais bonito e atraente.