
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Um certo tipo de droga para diabetes - o sensibilizador de insulina - pode reduzir o risco de câncer em mulheres com diabetes tipo 2 em até um terço, de acordo com pesquisadores da Clínica de Cleveland. O estudo foi publicado online dia 05 de dezembro na revista Diabetes, Obesity and Metabolism.
A equipe analisou os dados de mais de 25.600 homens e mulheres com diabetes tipo 2, divididos em dois grupos. Cada um usou deles uma classe de droga diferente para combater a doenças. Os medicamentos incluídos foram os sensibilizadores de insulina, que reduzem os níveis de açúcar no sangue e de insulina no organismo, aumentando a resposta dos músculos, gordura e do fígado à insulina. A outra classe de medicamentos analisada foram os secretores de insulina, que baixam os níveis de açúcar no sangue estimulando as células beta do pâncreas a produzir mais insulina.
A utilização de sensibilizadores de insulina em mulheres foi associada a um risco 21% menor de câncer em comparação com os outros medicamentos, os cientistas descobriram. Além disso, as tiazolidinedionas especificamente foram associadas com uma redução em 32% das chances de câncer em mulheres, quando comparado com os outros sensibilizadores de insulina analisados, como a sulfonilureia.
No entanto, não houve diferenças significativas entre homens que usaram sensibilizadores de insulina ou secretores de insulina. Embora o estudo tenha encontrada uma associação entre tipos específicos de drogas para diabetes e maior ou menor risco de câncer em mulheres, ainda não se estabeleceu uma relação de causa e efeito.
Adote dez passos para prevenir vários tipos de câncer
Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão. Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada e o abuso do álcool. Em contrapartida, quem segue uma vida mais saudável consegue prevenir-se e diminuir os riscos de ter a doença. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença. Conheça quais os hábitos recomendados e por que eles são tão necessários para quem quer evitar um câncer.
10. Faça um check-up anual
É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico.
Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. Entre eles, Gilberto de Castro Jr. lembra da mamografia, que deve ser feita a partir dos 50 anos para detectar o câncer de mama ou a coleta do PSA - exame de sangue que pode detectar câncer de próstata.