
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Durante a gravidez, a alimentação da mãe ganha o dobro de importância, já que os nutrientes servirão também para a formação do bebê. E mais uma vez, os estudiosos mostram que o consumo de certos alimentos é fundamental para evitar problemas na gestação. A University of Pittsburgh Graduate School of Public Health demonstrou que a falta de vitamin D nas 26 primeiras semanas de gestação estava ligado ao risco de pré-eclâmpsia.
A pesquisa foi feita analisando amostras sanguíneas de 3 mil futuras mamães (coletadas entre 1959 e 1965 e bem preservadas) que não tiveram pré-eclampsia. Após levar em conta fatores como o índice de massa corporal (IMC) antes da gravidez, raça, exposição ao sol, dieta, exercícios físicos e tabagismo, eles verificaram que a presença da vitamina D reduziu em 40% as chances de essas mulheres terem a condição, que envolve pressão alta e a presença de proteína na urina.
Como aumentar a vitamina D
O estudo, porém, é inicial, e ainda não justifica a suplementação de vitamina D na gestação. Porém, é possível conseguir vitamina D através da exposição solar e um pouco através da alimentação. Tire suas dúvidas sobre o nutriente a seguir:
As janelas podem atrapalhar a absorção de vitamina D?

Sim, elas impedem a absorção. "Isto ocorre porque os raios ultravioletas do tipo B (UVB), capazes de ativar a síntese da vitamina D, não conseguem atravessar os vidros", explica Maciel.