
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Ingerir nozes e amendoins diariamente reduz o risco de morte por diversas doenças. Segundo a pesquisa da Universidade de Maastricht da Holanda, o risco de morte por câncer, diabetes, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, doenças neurodegenerativas e outras é reduzido com o consumo de nozes e amendoins.
A pesquisa observou os hábitos alimentarem de 120 852 homens e mulheres com idades entre 55 e 69 anos desde 1986. O estudo também revelou que para obter plenamente esses benefícios das nozes e amendoins, a orientação é ingerir cerca de 15 gramas destas oleaginosas diariamente.
A redução da mortalidade foi maior nos casos de doenças respiratórias e neurodegenerativas. Os benefícios do consumo de nozes e amendoins foram iguais para homens e mulheres.
A pesquisa também analisou os efeitos da manteiga de amendoim na prevenção da mortalidade por meio de doenças. A conclusão foi que, ao contrário dos amendoins e das nozes, a manteiga de amendoim não previne a morte causada por doenças como diabetes, câncer e outras.
A seguir, veja qual é a maneira correta de consumir as oleaginosas:
Boas combinações

As oleaginosas, especialmente a versão sem sal, são versáteis e podem ser combinadas com diferentes alimentos. Este alimento pode ser consumido com cereais, frutas e lacticínios. "Elas também podem ser ingeridas junto com vitaminas, como complemento de saladas e pratos quentes, como o frango xadrez que leva a castanha de caju ou amendoim, o arroz com amêndoas e as massas recheadas com nozes, e ainda podem ser incluídas em pães e bolos", constata Buschinelli.