
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Mais de 99% dos usuários de lentes de contato nos Estados Unidos têm comportamentos de risco que favorecem infecções nos olhos. É o que aponta um levantamento do Centro para Controle e Prevenção de Doenças do governo dos Estados Unidos.
Os erros mais comuns observados foram:
-82% usaram as lentes de contato por mais tempo do que o recomendado;
-55% adicionaram uma nova solução em cima da antiga que já estava no estojo da lente ao invés de esvaziar o local e depois adicionar a nova solução;
-50% relataram já ter usado as lentes de contato enquanto dormiam.
Em estudos anteriores foi demonstrado que cada um destes comportamentos aumentam em cinco vezes ou mais o risco de infecções nos olhos.
Cerca de um terço dos usuários de lentes de contato relatou ter ido ao médico por estarem com os olhos vermelhos ou doloridos devido ao uso das lentes.
A seguir veja quais os sete cuidados essenciais que é preciso ter com as lentes de contato:
Com que frequência trocar as lentes?

"Cada lente de contato tem um tempo de vida definido por meio de inúmeras pesquisas, e não respeitar esse prazo pode prejudicar a saúde ocular", afirma a oftalmologista Tania. Existem as lentes de uso diário, aquelas que duram semanas e outras que duram meses dentro da validade se a manutenção for adequada.
É necessário trocar as lentes que estão fora do prazo de validade porque, com o tempo, elas vão sofrendo alterações que mudam sua permeabilidade e curvatura. Isso pode interferir na eficácia das lentes e aumentar o risco de uma infecção. Respeite sua validade e consulte seu especialista para obter um novo par, uma vez que só ele poderá receitar as lentes de contato mais adequadas.