

O número de pessoas tatuadas cada vez mais cresce, e com isso a quantidade de indivíduos que se arrependem do procedimento também tem aumentado nos consultórios dos dermatologistas. "Vemos pessoas se arrependendo por diversas razões, mas as principais são: ter feito o nome de ex-parceiro, motivos profissionais (por ter sua tatuagem em local muito exposto, insatisfação com o desenho ou cor e perda de significado do símbolo ou mensagem tatuados", pondera o dermatologista Fernando Macedo.
Atualmente, o tratamento com laser é o mais utilizado para remoção de tatuagem e tem os melhores resultados. "Sem o laser, o que resta é a dermoabrasão, que lixa a pele para remover a tatuagem ou a remoção cirúrgica que deixa cicatriz", lista o dermatologista Abdo Salomão.
Mas é muito comum ter dúvidas sobre o procedimento de remoção de tatuagem: será que a tatuagem sai completamente? Existem lugares do corpo em que é mais difícil removê-la? Esclareça essa e outras questões a seguir:
Cremes para remoção de tatuagens funcionam?

Vende-se alguns cremes que prometem remover tatuagens, mas todos são ineficazes. "Alguns deles podem tingir a pele, o que dá mais trabalho depois, pois há um novo pigmento para ser removido", explica Salomão. Portanto, procure um dermatologista para ter uma orientação melhor.
Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para serem aliados ao tratamento com o laser. "Mas os resultados dessa associação ainda são controversos", ressalta Macedo.