
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

O paciente e cantor Reginaldo Oliveira Santos Junior, que usa o nome artístico Felipe Reis, 31 anos, precisou cantar e tocar violão durante um procedimento para retirar parte de um tumor cerebral no Hospital do Câncer de Barretos (SP).
O músico, trabalha com música há aproximadamente 13 anos, que foi diagnosticado com um tumor no cérebro há aproximadamente 18 meses, que afetava afeta a parte motora e da fala. Devido ao problema, ele deveria ser submetido à cirurgia o mais depressa possível.
O médico responsável pela cirurgia de Reginaldo, o neurocirurgião Carlos Afonso Clara, disse que realizar uma cirurgia com o paciente acordado não é algo inédito no Hospital de Câncer de Barretos. Contudo, esta foi a primeira vez em que o paciente a ser operado teve que cantar e tocar violão durante o procedimento ao qual foi submetido.
No início da cirurgia, Reginaldo foi sedado para não sentir dores em pontos mais sensíveis do cérebro. Horas depois, os médicos reverteram os efeitos da anestesia e o paciente passou a mexer os dedos das mãos e a falar.
Enquanto ele interagia (conversando, cantando e tocando violão) com parte da equipe médica, outros profissionais observavam as partes do cérebro que eram ativadas e, portanto, não poderiam ser mexidas para não comprometer as funções do paciente.
Saiba mais: Ficar arrepiado ouvindo música significa ter cérebro especial
A técnica já é utilizada em diversos locais do mundo, permitindo que o cirurgião faça a estimulação do cérebro identificando as áreas chamadas de eloquente, região com a função para motricidade e fala. Desta forma, os médicos são capazes de saber quais áreas do cérebro devem ser mantidas intocadas durante o processo cirúrgico e de onde podem remover o tumor.
O método com o paciente acordado tem como objetivo preservar as funções, para que ele possa ter uma qualidade de vida após a operação, diminuindo as chances de sequelas. Contudo, os cirurgiões não removeram todo o tumor do cérebro do músico, o material que foi deixado intocado será tratado com quimioterapia.
A operação foi realizada com sucesso e Reginaldo agora se recupera no hospital até poder voltar para casa. Confira o vídeo do momento em que o paciente canta e toca violão: