
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

O estresse é um mal que vem afetando cada vez mais pessoas, sendo capaz de enfraquecer a imunidade, influenciar o humor, perturbar o sono e pode até favorecer doenças e distúrbios alimentares. De acordo com uma pesquisa online feita pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) com 2.195 brasileiros, 34% dos entrevistados afirmaram ter um nível de estresse "excessivo".
Motivos não faltam para se livrar desse problema, por isso essas dicas cientificamente comprovadas irão de ajudar a prevenir ou lidar com situações de estresse:
Respirar fundo
Os cientistas dizem que controlar a respiração ajuda a acabar com todas as perturbações da mente e dos sentidos. "Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar", afirma o médico David Frowley.
De acordo com um estudo publicado na revista "Complementary Therapies in Medicine" em 2006 respirar de forma lenta a cada 10 minutos é capaz de diminuir a pressão sanguínea em pacientes hipertensos.
Outro estudo, publicado no periódico espanhol "Revista de Enfermería" em 2010, descobriu que um número pequeno de sessões de terapia de controle da respiração tem um efeito significativo em reduzir o cortisol, hormônio indicativo de estresse.Desta forma, exercícios simples de respiração podem ajudar você a mandar o estresse para bem longo.
Relaxar a musculatura
Diversas pesquisas já comprovaram o benefício do relaxamento muscular no controle do estresse. Entre eles está um estudo publicado em 2014 na revista "Journal of Nursing and Health Science" que mostrou que a adoção de um programa de relaxamento muscular foi capaz de diminuir consideravelmente o estresse de enfermeiras de hospitais de uma cidade americana.
O estresse não apenas tenciona a mente, mas também a musculatura. Por esse motivo, em momento de muito estresse é essencial fazer uma massagem ou apenas relaxar o corpo com alguns exercícios.
Dê um tempo
Segundo pesquisadores da British Heart Foundation, organização que financia pesquisas sobre doenças cardiovasculares: "Se você está se sentindo estressado e tenso, ou se você se sente frustrado, bravo ou depressivo, dê um passo para trás".
Se o estresse está acabando com você, a melhor dica a ser seguida é esquecer deles por alguns instantes, tomar um tempo para você e depois com mais calma tentar resolver o problema.
Faça exercícios
A prática de exercícios físicos ajudam a manter o corpo e mente saúdes, sendo excelentes aliados no combate ao estresse. Inúmeras pesquisas mostram que a prática aumenta a produção de endorfina, neurotransmissor que proporciona bem-estar.
Além de ajudar a prevenir doenças, realizar exercícios frequentemente irá ajudar você a se livrar do estresse e manter a mente desocupada.
Praticar meditação
A meditação ajuda a controlar a respiração e concentração, diminuindo o batimento cardíaco e dando uma sensação de relaxamento, desta forma ajudando a reduzir o estresse.
Um estudo publicado em 2011 na revista "Evidence-based complementary and alternative medicine" avaliou o efeito da meditação em 178 adultos trabalhadores em comparação a um grupo controle, que não participou da prática, a conclusão foi que a meditação silenciosa orientada é uma estratégia segura e efetiva para lidar com o estresse do trabalho, além de sentimentos depressivos.
Realizar trabalhos manuais
Um estudo internacional publicado na revista "The British Journal of Occupational Therapy" em 2013 revelou que tricotar pode ajudar a combater o estresse. Os participantes relatavam que tricotavam para relaxar, aliviar o estresse e estimular a criatividade.
"Os resultados mostram uma relação significante entre a frequência do ato de tricotar e a frequência de sentir-se calmo e feliz", afirmam os pesquisadores. No entanto, o mesmo vale para atividades manuais em geral.
Tirar uma soneca
Segundo um estudo norte-americano, tirar sonecas durante o dia pode trazer ainda mais vantagens do que já se sabia, entre eles reduzir o nível de estresse e estimular o sistema imunológico.
Os cientistas analisaram o a urina e a saliva dos pacientes para medir seus níveis hormonais e constataram esses, para isso basta uma soneca de 30 minutos diariamente.