
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro a primeira morte por febre amarela silvestre na região, com transmissão dentro do Estado. Exames apontaram resultado positivo para o vírus em dois homens: um deles faleceu no último sábado (11) e o outro segue internado. Ambos eram moradores da zona rural do município de Casimiro de Abreu (Região das Baixadas Litorâneas) e não tinham histórico de viagem para outras áreas afetadas pela doença.
Por causa das confirmações, o governo iniciou imediatamente um novo protocolo de medidas, além da vacinação anunciada para todo o Estado. Agora, será realizada a antecipação da vacinação em 24 municípios estratégicos: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu (que não estavam na área de vacinação de bloqueio nas divisas com MG e ES), além de Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia (que já estavam entre os 30 municípios com vacinação de bloqueio).
Por enquanto, a prioridade de imunização é para a população que reside ou trabalha em áreas de mata e zonas rurais. Para iniciar essa fase de imunização, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues nesta quinta-feira (16). Para a segunda fase de vacinação, que deve ocorrer ainda em março, serão incluídas a capital e a Região Metropolitana.
Saiba mais: Tire 16 dúvidas sobre o surto de febre amarela