
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Contrariando a medicina, a americana Krista Schwab, 32, anunciou recentemente sua primeira gravidez. O motivo de surpresa é que Krista possui um síndrome chamada útero didelfo, que causa malformação uterina e faz com que as mulheres que possuem essa condição de saúde tenham dois úteros, dois colos do útero e duas vaginas. Consequentemente, as pessoas que apresentam o útero didelfo podem apresentar mais dificuldade para engravidar.
O que é útero didelfo
O útero didelfo é uma anomalia congênita rara. Para entender como ela acontece é necessário pensar no processo de formação do aparelho reprodutor feminino na barriga da mãe. O útero começa como dois pequenos tubos. À medida que o feto se desenvolve, os tubos normalmente se unem para criar um órgão maior, o útero.
Às vezes, no entanto, os tubos não se juntam completamente. Em vez disso, cada um se desenvolve em uma estrutura separada. Um útero duplo pode ter uma abertura (colo do útero) em uma vagina, ou cada cavidade uterina pode ter um colo uterino. Em muitos casos, uma fina parede de tecido corre pelo comprimento da vagina, dividindo-a em duas aberturas separadas.
As mulheres que têm um útero duplo muitas vezes têm gestações bem sucedidas. Mas a condição pode aumentar o risco de aborto espontâneo ou parto prematuro.
Saiba mais: Especialista responde: Quais cuidados uma mulher com útero didelfo precisa ter ao engravidar?
Desejo de engravidar
No caso de Krista, ela já havia tido dois abortos espontâneos e estava desacreditada da possibilidade de engravidar. Em entrevista à imprensa internacional, Krista disse que por muitos anos ela e o marido rezaram para que conseguisse engravidar.
Mas um dia ela percebeu que estava ganhando peso e resolveu fazer um teste de gravidez. O exame deu positivo. Ao consultar o médico foi surpreendida novamente ao descobrir que seu bebê estava sendo gerado em seu útero do lado esquerdo, que, de acordo com ela, não ?funciona?.
Krista está com cinco meses de gravidez e espera um menino que está saudável. De acordo com ela, como ela tem duas vaginas o bebê terá que sair pelo lado esquerdo. Os médicos aconselham uma cesárea. Já a mãe gostaria que fosse feito um parto normal.