
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Quando se quer emagrecer geralmente as pessoas recorrem a uma reeducação alimentar, prática de exercícios, tratamentos estéticos. Mas, de acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford usar pratos vermelhos pode provocar um sinal de alerta, reduzindo assim o apetite.
Segundo o professor de psicologia experimental Charles Spence, da Universidade de Oxford os alimentos servidos em pratos vermelhos perdem destaque, Isso pode fazer com que a pessoa que esteja comendo apresente menos fome.
Da mesma forma, os pratos brancos permitem que os alimentos se destaquem mais e remetam a memórias da infância, que geralmente têm guloseimas como referência.
Estudos relacionados
Essa não é a primeira vez que as cores do pratos são estudadas na análise dos hábitos alimentares. Em 20111, pesquisadores da Universidade de Valência detectaram que o mesmo alimento pode parecer mais saboroso se for servido em recipientes de cores distintas.
A pesquisa contou com a participação de 51 pessoas. A dinâmica pedia que elas experimentassem um pedaço de mousse de morango em um prato branco e em seguida em um prato preto. Depois que todos experimentaram a sobremesa tinham que responder qual dos pratos estava mais gostoso. Os cientistas descobriram que o prato branco era 13% mais saboroso, 9% mais agradável e 7% mais doce do que a sobremesa do recipiente preto.
Na década de 80 um projeto de pesquisa na Universidade John Hopkins, em Baltimore, estudou um tom de rosa e encontrou evidências de que poderia ajudar a suprimir o apetite.
Ainda não é possível afirmar com certeza que a cor do prato pode influenciar na quantidade de comida. Mas vale a pena considerar variar as cores para ver se dá certo.