
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Nesta segunda-feira (3), o Ministério da Saúde anunciou que o Estado do Rio de Janeiro agora faz parte das áreas com recomendação permanente de vacinação contra febre amarela. Agora, pessoas que residam na região ou que planejam visitar o local precisam estar com a vacina de febre amarela em dia.
O governo informou que foram 4,2 milhões de pessoas vacinadas no Rio, cerca de ¼ da população. Com essa mudança, a expectativa é de que até o fim do ano, 90% dos moradores do Estado já tenham recebido a vacina.
Saiba mais: Tire 16 dúvidas sobre o surto de febre amarela
A medida adotada pelo Ministério da Saúde surgiu a partir do grande aumento da quantidade de macacos infectados com a doença. Por isso, serão destinadas 1,5 milhão de doses da vacina para o Rio já neste mê e até o fim do ano haverá um incremento de mais 500 mil doses mensais.
As doses da vacina já estão disponíveis nesta terça-feira (4) e o governo iniciará uma forte campanha de vacinação nesse sábado (8). "A população tem que entender que este é o melhor período para se vacinar, já que nesta época do ano os casos diminuem", explicou Luiz Antônio Teixeira Júnior, secretário estadual de Saúde, em comunicado à imprensa. Em 2017, o Rio de Janeiro teve 23 de febre amarela em humanos, o que resultou em oito mortes. Já no Brasil, foram 797 casos confirmados e 275 mortes ao todo.