
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Uma bebê de apenas 18 dias faleceu, esta semana, no estado de Iowa, nos Estados Unidos, após ter contraído um tipo grave de meningite (meningoencefalite). De acordo com a imprensa internacional, a bebê Mariana, teria contraído o vírus depois de ter recebido um beijo de alguém que estava com uma ferida na boca.
A mãe de Mariana, Nicole Reese contou em seu perfil no Facebook que a filha havia nascido com saúde no dia 1º de julho. No dia 07 de julho, ela e seu marido perceberam que a pequena não acordava. Os pais, então, levaram-na ao hospital e os médicos disseram que ela havia contraído o vírus da herpes simples tipo 1 (HSV-1).
Esse vírus normalmente é associado a infecções dos lábios, da boca e da face. Esse é o vírus mais comum de herpes simples e muitas pessoas têm o primeiro contato com este vírus na infância.
Saiba mais: Infecções na boca podem indicar problemas de saúde em diferentes partes do corpo
O HSV1 frequentemente causa feridas (lesões) nos lábios e no interior da boca, como aftas, ou infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea) e também pode levar a uma infecção no revestimento do cérebro (meningoencefalite). Pode ser transmitido por meio de contato com a saliva infectada.
À imprensa internacional, Nicole explicou que, alguma pessoa, possivelmente, deu um beijo em Mariana e ela levou a mão à boca. Para checar se o vírus não poderia ter vindo dos pais, os médicos realizaram exames. No entanto, os resultados deram negativos.
Saiba mais: 7 cuidados essenciais para a saúde do recém-nascido
Em sua conta no Facebook, a mãe escreveu: "Nossa princesa Mariana Reese Sifrit ganhou asas de anjo e foi descansar nesta manhã. Ela estava no colo do papai, com a mamãe ao seu lado. Em apenas 18 dias, ela transformou as nossas vidas. Esperamos agora que a história dela possa salvar outros bebês".