
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

O Brasil atingiu a meta de vacinação de crianças contra sarampo e poliomielite estabelecida pelo Ministério da Saúde. O balanço geral divulgado nesta segunda-feira (17) mostra que a Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no dia 14, registrou uma cobertura vacinal de 95,4% para a pólio e de 95,3% para sarampo, totalizando mais de 10,7 milhões de crianças vacinada.
No entanto, aproximadamente 500 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Além disso, a única faixa etária que não chegou ao índice de 95% foi a de um ano de idade, cuja cobertura está em 88%.
Saiba mais: Sarampo: doença provoca manchas avermelhadas na pele
O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, agradeceu o empenho de toda a população e profissionais de saúde para atingir a meta de vacinar o público-alvo da campanha. "A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossas crianças contra essas doenças", disse em nota.
De acordo com a pasta, 15 estados conseguiram alcançar a meta para ambas as vacina. Já os estados de São Paulo e Tocantins conseguiram bater apenas a meta para a vacina da pólio. Alagoas, Rio Grande do Norte, Amazonas, Bahia, Acre, Pará, Piauí, Roraima, Rio de Janeiro e o Distrito Federal não atingiram a meta de vacinação.
Vacinação
O governo oferece gratuitamente para todos os estados do país as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba e catapora). As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis ao longo de todo o ano nos postos de saúde em todo o país.
Neste momento, o Ministério da Saúde está intensificando a vacinação das crianças, público mais suscetível à doença. Entretanto, adultos não vacinados devem receber a vacina prioritariamente em locais onde há surto da doença.