
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Ex-bailarina do Domingão do Faustão, Carla Prata fez uma série de stories em seu Instagram para falar sobre sua batalha contra a miastenia grave, uma doença autoimune rara que descobriu em 2017 e causa paralisias na atriz.
"Queria falar com vocês sobre miastenia grave. Muitos de vocês não devem ter noção do que isso significa. É uma doença autoimune que eu tenho, não tem cura e é muito rara no mundo inteiro. É também muito difícil de diagnosticar", compartilhou.
A atriz explicou que a miastenia grave se desenvolve de maneira diferente em cada indivíduo - não há regras. No seu caso, ela conta que operou o coração, retirou um tumor no timo de 20 cm (vinculado à miastenia grave) em 2016 e, no ano seguinte, teve sua primeira paralisia causada pela doença.
"Ontem conheci uma pessoa que ficou em cadeira de rodas durante dois anos sem mexer braços e pernas. As minhas crises, quando tive (foram raras), duraram três, quatro dias. Teve uma que não consegui falar, que durou uma hora e pouco", relembrou.
Carla também chamou atenção para os sintomas da miastenia, que incluem visão turva, dificuldade para falar e engolir alimentos, pernas bambas e fraqueza nas mãos. "De repente você está segurando uma coisa e ela cai da mão. Como que caiu? Sou distraída? Não, você pode ter miastenia grave".
Ao receber o diagnóstico da doença, a artista conta que não foi fácil. "Eu pensava 'meu Deus, por que comigo?' e quando você procura na internet é só desgraça. Mas não é bem por aí", garantiu. Carla encara sua condição com otimismo e, segundo ela, a alimentação saudável a salvou e fez muita diferença em sua recuperação.
O que é miastenia grave?
A miastenia grave é um distúrbio crônico neuromuscular caracterizado pela fraqueza muscular e fadiga rápida quando o músculo é exigido.
Há dois tipos possíveis de miastenia grave: adquirida e congênita. A forma adquirida nada mais do que é uma doença autoimune, em que os anticorpos atacam células e tecidos saudáveis do organismo por engano, confundindo-os com agentes invasores, como vírus e bactérias.
Já a forma congênita acontece quando os anticorpos produzidos pela mãe passam para o feto por meio da placenta. Leia mais sobre causas, sintomas e tratamentos da miastenia grave.