
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

O costume de se ter um animal de estimação em casa é comum na nossa cultura. Há quem ame seu cachorro como se fosse um filho, e se preocupe com seu gato como se fosse um irmão. Mesmo que não se espere nada em troca, cientistas descobriram que acariciar gatos ou cachorros por 10 minutos já baixava os níveis de cortisol de uma pessoa. O hormônio é liberado sob estresse emocional.
O estudo foi feito por cientistas da Universidade Estadual de Washington, nos Estados Unidos, que convidaram 249 estudantes universitários para participar. Eles foram escolhidos por estar em uma fase da vida mais propícia ao estresse.
Os participantes foram divididos entre 4 grupos: os que acariciaram os animaizinhos, outros que observaram, outros que viram imagens dos animais e ainda os que não tiveram contato. Foram coletadas amostras de saliva de todos os voluntários 15 e 25 minutos após a atividade, para se medir a quantidade do cortisol presente.
Quem acariciou os gatos tinha os níveis deste hormônio bem menores do que os outros participantes, e estavam menos estressados após o contato com os bichinhos.
Como saber se estou estressado?
Segundo a Associação Americana de Psicologia, há três tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existe o Transtorno do Estresse Pós-traumático.
Os sintomas físicos de quem passou por estresse agudo são:
- Dor de cabeça tensional
- dor nas costas
- dor na mandíbula
- dores musculares em geral
- azia
- flatulência
- diarreia
- palpitações cardíacas
- aumento de pressão
- mãos suando
Leia mais sobre os sintomas físicos do estresse.