Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
Você também é do tipo de pessoa que, na make, quer ter aquele acabamento incrível na pele, sem espinhas e cravos, mas também não abre mão de um visual mais natural e leve?
Uma pesquisa feita pela L'Oréal Paris mostrou que 64% das brasileiras não gostam de usar base por acharem que o produto deixa o rosto mais artificial e com linhas de expressão aparentes. Para atender essa demanda, surgiu o BB Cream.
O que é o BB Cream
O Beauty Balm foi criado não só para promover uma cobertura mais natural, mas também é um produto que visa o cuidado da pele. Segundo a maquiadora Eliane Araújo, do TP Beauty Lounge, tem a função de uniformizar o tom da pele, protegê-la contra os efeitos dos raios solares e hidratar.
Alguns dizem que esse cosmético multiuso foi criado na Alemanha em meados dos anos 60 para proteger a pele de pessoas que se submeteram a procedimentos a laser. Porém, a versão mais conhecida é que o BB Cream surgiu na Coreia do Sul, onde se popularizou com a marca Missha.
Independente das diversas versões sobre como esse produto bombou tão de repente, o fato é que os diversos benefícios do Beauty Balm tornaram ele um dos itens favoritos na necessáire de muitas pessoas.
Quais são os benefícios
Segundo a maquiadora Eliane Araújo, do TP Beauty Lounge, os principais benefícios do BB Cream são:
- Uniformiza o tom da pele
- Suaviza a aparência de acne e cravos
- Não obstrui os poros da pele
- Dá efeito anti-brilho na maquiagem
- Sensação de pele aveludada com uma só camada
- Hidrata o rosto suavemente
- Tem fator de proteção solar
Como o BB Cream atua na pele?
"Os BB Creams são compostos de diversas substâncias que possuem diferentes propriedades. Essas substâncias desencadeiam uma reação química na pele que filtrará a radiação solar e podem aumentar a absorção de água do ambiente externo.
Esta ação sinérgica de ativos propiciam um cuidado mais completo", explica o dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Cristiano Kakihara.
Como escolher o produto ideal para sua pele
A maquiadora Elaine explica que, antes de tudo, é necessário conhecer o seu tipo de pele.
- Peles secas: o BB Cream hidratante ajuda a evitar o efeito craquelado na make
- Peles maduras: optar pelo produto leve, mas com boa cobertura, para não evidenciar as linhas de expressão
- Peles oleosas ou mistas: optar sempre pelo produto oil free, que não deixará a pele brilhosa ao longo do dia
Como aplicar e remover BB Cream?
"Por causa da textura fluida, dá para aplicar o BB Cream com os dedos, espalhando o produto do centro do rosto para as laterais, por cima da pele limpa ou com um pincel de formato duo-fibra", explica a maquiadora Eliane Araújo.
Já a remoção também pede algo além da água e sabão. Exige um demaquilante ou uma água micelar.
BB Cream, CC Cream, primer e base: qual escolher?
O CC Cream, Complete Correction, é considerado uma evolução do BB Cream. Segundo o maquiador e designer do Berlin Hair, Raffa Cavalcante, além da proteção solar e hidratação proporcionada pelo BB Cream, o CC Cream possui agentes antissinais, antioxidantes e clareadores.
"Já o primer cria uma leve camada em cima da pele, buscando reduzir e camuflar as imperfeições. A função da base está em cobrir e uniformizar em três níveis: baixa, média e alta cobertura", acrescenta o Raffa Cavalcante, do Berlin Hair.
BB Cream ou CC Cream: A maquiadora Elaine Araújo afirma que o BB Cream vai de encontro às necessidades da pele brasileira. Porém, para quem faz tratamento com ácido ou quem tem uma pele mais seca ou mais madura, a o CC Cream pode ser mais vantajoso.
BB Cream ou base: Elaine recomenda que, para preparar a pele com rapidez, no dia a dia, o ideal realmente é o BB Cream. Já quando a ocasião pede uma produção mais elaborada, por ter mais pigmento de cor, a base é a opção mais indicada.
Em que casos o BB Cream não é recomendado?
O dermatologista Cristiano Kakihara explica que, na prática, as substâncias hidratantes do BB Cream podem agravar a acne de pessoas que possuem pele oleosa.
"Por isso, vale a pena checar em cada rótulo se o produto é oil free, bem como, testar em uma pequena região da face, para ver como a pele se comporta", completa ele.
Além disso, segundo Cristiano, para quem possui melasma, o BB Cream pode não ser eficaz, já que geralmente o produto possui fator de proteção 35, o que nem sempre é suficiente para peles com manchas.
Confira algumas marcas de BB Cream recomendadas pelos maquiadores:
Fontes:
Eliane Araújo, maquiadora do TP Beauty Lounge
Cristiano Kakihara, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Raffa Cavalcante, maquiador e designer do Berlin Hair