
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Diferentemente do que muitos pais podiam imaginar, um videogame passou a ser indicado como forma de tratamento para crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), nos Estados Unidos. Essa inovação foi anunciada por uma agência federal de saúde do país.
Segundo a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, o game EndeavourRX pode ser prescrito como medicamento para crianças entre oito e 12 anos que possuam TDAH, aliado a outros métodos de tratamentos que já são utilizados. O jogo foi desenvolvido pela Akili Interactiv.
O game permite que o jogador viaje por um mundo fantasioso, coletando itens interessantes e desviando de objetos. O personagem pode até mesmo usar fantasias criativas para dar um ar diferente para a ação.
"O EndeavorRX oferece uma opção não medicinal para tratar os sintomas associados ao TDAH em crianças, e é um importante exemplo do crescimento do campo da terapia digital", explicou Jefrey Shuren, diretor do centro de dispositivos e saúde radiológica do órgão.
Tratamento para TDAH
O atual tratamento de crianças e adolescentes com TDAH é multidisciplinar, ou seja, se baseia na intervenção com profissionais de várias áreas, como os da área médica, de saúde mental e pedagógica.
Os psicoestimulantes são o padrão-ouro no tratamento do TDAH até os dias atuais. Eles apresentam um alto poder de eficácia e melhoram o funcionamento das áreas cerebrais responsáveis pelos sintomas do transtorno.
Além do importante apoio familiar, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é um dos tratamento mais eficazes. Porém, nem toda a criança com TDAH necessita fazer psicoterapia. O que o quadro sempre exige é orientação familiar e médica.
Saiba mais sobre TDAH
TDAH: veja os sintomas de déficit de atenção
TDAH: A doença pode ter diferentes visões e abordagens no mundo
16 dicas para melhorar a vida da criança com TDAH