Médica dermatologista da Clínica Giovana Moraes.
Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
Além de ser um método popular para colorir os cabelos de forma natural, a henna também é utilizada para desenhar e preencher as sobrancelhas. Assim como procedimentos em salões especializados, a técnica também pode ser feita em casa.
A dermatologista Karen Levy Korkes explica que a henna aplicada na sobrancelha é feita com um corante extraído de uma planta, que funciona como base para o produto. “Ela dura, em média, de 10 a 15 dias. Depois que ela é feita, vai desaparecendo ao longo do tempo, desbotando conforme os dias vão passando”, conta.
Confira: Henna para cabelo: saiba quais cuidados ter e como usar
A especialista afirma que pessoas com todos os tons de pele podem realizar o procedimento, principalmente aquelas com alguma falha na sobrancelha.
Como é feito?
- 1° passo: a sobrancelha deve ser aparada, retirando o excesso de pelo;
- 2º passo: a henna é misturada com água em uma quantidade ideal para o desenho desejado, conforme instruções de cada marca;
- 3º passo: as sobrancelhas são limpas, preferencialmente com a ajuda de um demaquilante;
- 4º passo: a henna deve ser aplicada com um pincel ou palito de plástico, de acordo com o formato da sobrancelha;
- 5º passo: o produto é mantido por cerca de 20 minutos. Em seguida, deve ser retirado com a ajuda de um algodão umedecido.
Depois da aplicação, a henna tem a sua cor fortalecida naturalmente após algumas horas. Dessa forma, retoques e segundas camadas devem ser feitos apenas após o resultado final para que as sobrancelhas não fiquem mais escuras do que o esperado.
Cuidados
Segundo Karen, apesar de ser indolor, o procedimento deve ser feito com cuidado, já que há o risco de manchar a pele ao redor das sobrancelhas. Além disso, o desenho requer atenção, para que não haja diferença entre os dois lados do rosto.
“A henna na sobrancelha é um procedimento que, geralmente, não é agressivo à pele devido à origem natural dele. Porém, algumas alergias podem ocorrer com o uso desse produto”, alerta a médica.
Dessa forma, o recomendado é que, antes de aplicar a henna, seja feito um teste na pele - normalmente, no braço. Isso ajuda a garantir que não exista uma reação alérgica a alguma substância no produto, o que pode provocar sintomas como vermelhidão e coceira.
Para que o desenho fique preservado por mais tempo, é importante que o uso de produtos, como sabonetes de limpeza profunda e demaquilante, seja evitado no local.