
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Cientistas da Universidade de Harvard desenvolveram um estudo sugerindo que alimentos a base de soja interferem na qualidade do esperma. A explicação para isso está na alta quantidade de isoflavonas, substância de efeitos parecidos aos do estrogênio (hormônio feminino).
Os cientistas afirmam que o resultado do estudo é surpreendente: os homens com dieta que incluía de uma a quatro porções diárias de soja ou de alimentos produzidos à base dela (como queijos e leite, por exemplo) apresentaram até 41 milhões a menos de espermatozóides dos que não comiam alimentos a base de soja a média normal de 80 a 120 milhões de células reprodutivas por mililitro.
A queda no número de espermatozóides foi ainda mais expressiva entre os participantes obesos do estudo isso porque o acúmulo de gordura favorece, naturalmente, a taxas maiores de estrogênio. O consumo de soja, no entanto, não afeta o volume da ejaculação nem a mobilidade dos espermas
De acordo com o especialista do MinhaVida, Ricardo Felts de La Roca A primeira causa de infertilidade masculina é a baixa produção ou a produção inadequada de espermatozóides, decorrente de alterações hormonais, varicocele ou processos infecciosos ou inflamatórios. Todos eles podem, uma vez identificados, serem revertidos com tratamento médico adequado .