Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Durante o desenvolvimento dos filhos, a atenção dos pais deve estar nos mais simples detalhes, especialmente em casos onde a criança apresenta sintomas incomuns, como a perda precoce dos dentes, um sinal característico da hipofosfatasia.
A hipofosfatasia (HPP) é uma doença genética, hereditária e rara que causa deficiência na mineralização de ossos e dentes. Ela pode se manifestar em bebês, crianças e também em adultos.
Apesar de não ter cura, com um diagnóstico precoce os sintomas da HPP podem ser controlados, o que tende a melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. Assim sendo, é muito importante observar os sinais e levar a criança ao pediatra periodicamente.
A idade comum da criança perder os dentes
É esperado que o desenvolvimento dos dentes da criança — desde o nascimento à troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes —, ocorra dentro dos seguintes períodos:
- 10 a 12 meses: aparecimento do primeiro molar de leite (dente de trás);
- 3 a 6 anos: nascimento de todos os dentes de leite, totalizando 20;
- 5 a 6 anos: início da troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes;
- 18 anos: é prevista a dentição definitiva completada, com um total de 32 dentes.
Caso a criança inicie a perda dos dentes antes da janela de tempo citada, esse é um sinal importante para ficar de olho.
Os principais sinais e sintomas de hipofosfatasia
Algumas características comuns da hipofosfatasia, que podem diferenciá-la do processo natural da substituição do dente leite, são a falta de sangramento e as raízes intactas, que fazem com que os dentes tenham um tamanho maior em comparação aos dentes que caem de modo saudável.
A fada do dente veio buscar um dentinho e encontrou um dentão? Pode ser HPP¹. Dentre os demais sinais e sintomas desta condição rara, estão:
- Dores articulares;
- Deformidades ósseas;
- Dores musculares;
- Problemas de mobilidade;
- Dificuldade de marcha (andar com o pé para fora);
- Raquitismo.
Hipofosfatasia em pessoas adultas
Como citado anteriormente, adultos também podem ser acometidos pela hipofosfatasia. Nestes casos, em específico, a doença pode se manifestar de forma mais leve em comparação às formas infantis, mas ainda assim pode causar sintomas sérios como dor óssea e muscular, fraturas recorrentes e fraqueza.
Com o diagnóstico precoce a criança pode ter melhor qualidade de vida
Para encontrar uma criança com HPP, todo mundo pode ser uma fada do dente. Com a sua ajuda e o diagnóstico correto, a criança com hipofosfatasia pode ter melhor qualidade de vida.¹
Por isso, o recomendado é levar regularmente os filhos ao pediatra, para que seja analisado se o peso, a altura e as demais características físicas da criança estão dentro do esperado para a sua idade. Quanto mais cedo a doença for detectada, maiores podem ser as chances de bem-estar ao longo da vida.
Referência
1: 1. Tournis S, Yavropoulou MP, Polyzos SA, Doulgeraki A.
Hypophosphatasia. J Clin Med. 2021 Dec 1;10(23):5676.
Material destinado ao público em geral. BR-33869. Agosto de 2024.
© AstraZeneca 2024. Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a autorização do titular.