
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Um estudo publicado pela revista especializada Archives of General Psychiatry aponta que as estações mais quentes do ano, primavera e verão, contribuem para a felicidade de pessoas que moram em zonas temperadas.
Os cientistas afirmam ainda ter identificado mudanças no cérebro responsáveis pelos transtornos de humor durante o inverno. A baixa exposição à luz durante os dias mais curtos e escuros do inverno pode causar depressão, mau humor, falta de energia e tendência a dormir mais que o normal.
Para chegar à conclusão do estudo, os cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, capturaram imagens do cérebro de 88 pessoas entre 1999 e 2003. O objetivo dos testes era medir a quantidade da proteína transportadora de serotonina, substância química reguladora do humor. Normalmente, indivíduos deprimidos têm níveis baixos de serotonina no sistema nervoso central.
Durante os meses de outono e inverno, foi observado que a proteína transportadora de serotonina ficava mais ativa, carregando a substância para fora dos espaços que existem entre as células do cérebro. Já na primavera e no verão, a concentração da proteína era menor, permitindo que a serotonina preenchesse os espaços celulares do cérebro de forma mais adequada.
Os altos níveis da proteína podem ser a explicação para a fadiga, a vontade excessiva de comer e a maior necessidade de dormir nas estações mais frias. Os especialistas esperam que os resultados contribuam para entender a vulnerabilidade de pessoas saudáveis aos transtornos de humor e a relação entre exposição à luz e variações de temperamento.
Bom humor protege o organismo contra doenças
De acordo com a psicóloga Maria de Fátima Nogueira, professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, uma boa gargalhada tem fortes poderes. O bom humor é importante para manter o corpo e a mente preparados para lidar com o sucesso, os desafios, conflitos e prazeres que a vida proporciona , afirma.
Por outro lado, o estado de ânimo negativo afeta a saúde das pessoas, criando estresse, desarmonia e desequilíbrio, impedindo-as de levar uma vida saudável. A especialista lembra que tudo o que acontece de maneira exagerada prejudica a saúde, já que influencia no sistema imunológico. As defesas contra as doenças ficam abaladas e também corremos o risco de sofrer com transtornos afetivos , alerta.
Para cultivar o bom humor, a psicóloga não ensina nenhuma técnica mirabolante. Ela garante que truques simples podem ajudar. Entre os conselhos da especialista estão a manutenção de hábitos saudáveis, incluindo uma boa alimentação, horas apropriadas de sono e lazer. Caminhadas, passeios, leitura e música são hábitos simples que rendem ótimos resultados. Não se isole, esteja sempre conversando, se relacionando com outras pessoas , recomenda.