

O colesterol alto é um problema de saúde que aumenta o risco de doenças cardíacas, derrames e outros problemas de saúde devido ao acúmulo de placas nas artérias, conhecido como aterosclerose. Homens com colesterol alto têm um problema adicional: eles têm quase o dobro de probabilidade de sofrer de disfunção erétil.
Leia também: Brasileiros criam cirurgia para reverter impotência sexual gratuitamente
A relação entre colesterol alto e disfunção erétil
Disfunção erétil, também chamada de impotência, é a incapacidade de obter e manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual. Este estudo, publicado na revista Urology, revelou que o tipo de colesterol no sangue altera o risco de disfunção erétil.
Homens com disfunção erétil têm níveis significativamente mais altos de lipoproteínas de baixa densidade, o chamado colesterol “ruim”, do que pessoas saudáveis. A disfunção erétil é um sintoma tão comum de colesterol alto que especialistas sugerem que seja outro indicador de altos níveis de colesterol no sangue.
Os problemas de ereção são hoje considerados um importante indicador de doença arterial coronária porque, como explica o Dr. Jesús E. Rodríguez, diretor do Instituto Sexológico Murciano (ISM), “a doença cardiovascular afeta os vasos sanguíneos importantes para o mecanismo de ereção, e isso pode ocorrer mesmo nos estágios iniciais da doença cardiovascular”.
O urologista François Peinado explicou ao Infosalud que ter níveis elevados de colesterol pode “causar um estreitamento das artérias do pênis, bloqueando o fluxo sanguíneo que preenche os corpos cavernosos e impedindo uma ereção completa”.
Além disso, pode causar danos nos nervos, e a má saúde cardiovascular pode "influenciar a produção de testosterona, o hormônio masculino, o que pode afetar o desejo", acrescentou.
Associamos a disfunção erétil ao envelhecimento ou a fatores psicológicos, mas muitas vezes ela indica problemas de saúde mais profundos que começam com altos níveis de colesterol.
Controlá-los requer apenas uma análise e um acompanhamento posterior, o que pode resolver aquela impotência que não sabíamos que tinha e nos salvar de problemas futuros mais sérios do que a impotência na cama.
Leia também: 60% dos homens não falam sobre disfunções sexuais e ereção