
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.

O início de cada dia representa uma nova oportunidade para retomar, fortalecer e intensificar as tentativas de emagrecimento. Porém, ele também pode se transformar em um obstáculo para eliminar os quilos extras. Por isso, confira cinco erros comuns pela manhã que podem estar dificultando a perda de peso.
1. Dormir demais
Dormir pouco pode aumentar os níveis de cortisol no organismo e contribuir para o ganho de peso — mas dormir demais também pode ser prejudicial.
Dormir muito nos fins de semana ou ter uma rotina de sono desregulada, dormindo mais ou menos do que 7 a 8 horas por noite, também pode causar estresse e aumentar o risco de diversos problemas de saúde, incluindo o sobrepeso.
2. Não arrumar a cama
É claro que deixar de arrumar a cama, por si só, não impede ninguém de emagrecer. Mas esse pequeno hábito pode dizer muito sobre nosso autocontrole e disciplina.
Pessoas que arrumam a cama todos os dias e mantêm a casa em ordem tendem a ser mais disciplinadas, confiantes e equilibradas emocionalmente. Esses fatores também se refletem na forma como organizam sua alimentação — o que contribui significativamente para o sucesso no processo de perda de peso.
3. Começar o dia no escuro
Aproveitar a luz do sol logo pela manhã não só aumenta a sensação de bem-estar e os níveis de vitamina D no corpo, como também pode ativar o metabolismo e estimular a queima de gordura.
Segundo estudos, níveis mais altos de vitamina D ajudam no controle do peso corporal, enquanto a deficiência dessa vitamina está associada a maiores índices de sobrepeso e obesidade.
4. Evitar a balança
Embora não seja indicado se pesar todos os dias, estudos mostram que pessoas que acompanham o próprio peso com regularidade tendem a emagrecer mais ou manter um peso saudável.
O melhor momento para se pesar é pela manhã, pois os resultados costumam ser mais precisos. A recomendação é subir na balança com certa frequência — cerca de uma vez por semana.
5. Negligenciar o café da manhã
Se o seu café da manhã é rico em ultraprocessados e pobre em nutrientes, ele pode estimular ainda mais a fome ao longo do dia. Por outro lado, se for muito leve e pouco satisfatório, também pode levar a um maior consumo de calorias nas próximas refeições. Por isso é essencial prestar atenção à qualidade e quantidade de seu café da manhã.