
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Além dos pratos, as bebidas merecem atenção especial nas festas de fim de ano. Isso porque, mal servidas, elas podem estragar o sucesso daquela receita que levou horas para ficar pronta. Mas, diferente do que se pensava até bem pouco tempo, as regras não são tão rígidas. "O gosto pessoal é bastante subjetivo e também não dá para pensar em combinações genéricas demais, do tipo vinho tinto só combina com carne vermelha", explica o chefe e dono de Buffet, Viko Tangoda. "Um tinto jovem é forte demais para uma carne vermelha grelhada, mas vai bem com um peixe de carne escura grelhado ou um bacalhau".
O equilíbrio é o mais importante. E você pode atingi-lo tanto pela semelhança (sabores e bebidas suaves, por exemplo) como pelo contraste. Para ajudar você a pensar numa carta que contente os seus convidados e também valorize os pratos da ceia, confira abaixo as dicas de Viko Tangoda (mas jamais deixe o seu paladar de lado na hora de adotá-las).
Saquê

A especialista em saquês Ana Kanamura, sócia do bar Itigo Sake House, explica que os saquês menos refinados, e portanto mais robustos, vão bem com comidas mais gordurosas e temperadas. "O saquê supremium, por outro lado, vai bem com receitas mais leves e menos gordurosas, como frutas e castanhas sem sal", declara.
"Já saquês mais secos e leves vão muito bem com frutos do mar, ao passo que comidas mais salgadas vão bem com saquês doces, pois eles se complementam", completa Ana.