
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Nem sempre a melhor opção para curar uma doença é encontrada em farmácias. Ou melhor, não em farmácias tradicionais. Tratamentos homeopáticos para os mais diversos tipos de problema vêm tendo um espaço cada vez maior nas farmácias de manipulação.
O coordenador da pós-graduação em Homeopatia da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, Mario Giorgi, explica que a homeopatia procura tratar a doença de uma forma diferente. "O homeopata procura não só os fatores da doença, mas também busca conhecer o paciente para fazer o diagnóstico. Abordar o universo dos transtornos que levam ao adoecimento, que podem ser os mais diversos", afirma ele.Mostrando a visão diferente das terapias tradicionais (alopatia), Mario diz que na medicina tradicional, quando uma pessoa sente uma dor de cabeça, por exemplo, o médico lhe indicará um analgésico.
Já na homeopatia, o médico fará um retrato do individuo, um histórico, a partir dos sintomas.
A homeopatia não é considerada medicina alternativa, mas sim especialidade terapêutica. A diferença entre as duas é que especialidade terapêutica é oficial, ou seja, reconhecida pelo Ministério da Saúde. Já medicina alternativa não tem embasamento científico. Não são técnicas proibidas, mas também não são oficiais. As duas únicas oficiais são a homeopatia e a acupuntura.
Mario explica que se o paciente souber relatar corretamente o que está sentindo é possível "detectar" o problema logo na primeira consulta. Dependendo do caso, é preciso uma seqüência de consultas, tanto para avaliar o problema como para verificar os futuros resultados após o início da medicação.
Outra vantagem da homeopatia é o preço. O valor de uma consulta, em média, é de R$120. No entanto, a economia é feita na medicação. Um remédio alopata que custa R$10, por exemplo, pode ser comprado pela metade do preço na versão homeopática. Isso porque são medicamentos energéticos. O especialista explica que são medicamentos imponderais, isto é, são altamente diluídos e dinamizados, já que seu princípio de cura vem da substância, não da quantidade da mesma. Isso justifica o barateamento da medicação.
O especialista ressalta que através da homeopatia é possível tratar qualquer doença, com exceção de doenças incuráveis em estágio avançado. "Geralmente a pessoa já nos procura em um estado crônico, pois antes passa por várias alternativas de tratamento", completa.
Outro equívoco bastante comum é achar que o processo da homeopatia é lento. Mario explica que o estímulo é dado e a resposta vem de acordo com cada organismo.