
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.
Só aplicar o protetor solar não garante que sua pele está protegida contra os efeitos dos raios ultravioletas. É preciso ter certeza de que o produto foi passado corretamente, coisa que pouca gente faz. A conclusão é de pesquisadores americanos que acabam de concluir uma pesquisa sobre o assunto: segundo eles, o problema está na quantidade, muito abaixo da desejada.
O estudo, publicado no Indian Journal of Dermatology, indica que as pessoas aplicam apenas 30% da quantidade tida como ideal pelos especialistas. "Se o volume utilizado for abaixo daquele aconselhado, a proteção será muito menor e vulnerável, pois os cálculos de Fator de Proteção Solar (FPS) são logarítmicos, isto é, ao ser aplicado, por exemplo, um produto de FPS 60 em menor quantidade, o consumidor não terá nem o equivalente a FPS 30, ocasionando queimadura na pele", explica o professor de Cosmetologia e diretor da Consulfarma, Maurício Pupo. Para o rosto, uma das áreas mais sensíveis da pele, a medida ideal equivale a cerca de uma colher de chá rasa de protetor, com reaplicação a cada duas horas.
Como aplicar?
A seguir, veja as instruções para proteger sua pele contra os raios solares
- Aplique o bloqueador 30 minutos antes da exposição solar;
- A cada duas horas, repasse o produto (principalmente entre as 10 e 16 horas);
- A porção ideal de protetor solar deve ser de acordo com a área da pele que ficará exposta ao sol. No rosto dos homens, o correto é aplicar 1,5 ml/cm², e 1 ml/cm² nas mulheres (que têm o rosto menor, geralmente). Esses números equivalem a cerca de uma colher de chá rasa;