

É por volta dos seis meses de vida que os primeiros dentes do bebê começam a despontar. Nessa fase, os cuidados com higiene bucal (que devem começar cedo, removendo resíduos quando ainda há só gengiva) tornam-se ainda mais importantes.
Perder os dentes de leite por causa de cárie, de acordo com os especialistas, pode comprometer todo o desenvolvimento da boca da criança. "Se há troca de dentição muito cedo, os dentes permanentes podem ter dificuldade para sair da gengiva, nascer tortos e ainda prejudicar a mordida", afirma o odontologista Luiz Akaki, da AKAKI Odontologia, em São Paulo. Para que isso não aconteça, o papel dos adultos é fundamental: de um lado, eles dão o exemplo e mostram como deve ser realizada a limpeza dos dentes. Por outro, ensinam o que a criança deve fazer para manter a saúde bucal em dia.
Cuidado com o hábito de beliscar comida

Evite permitir que o seu filho fique beliscando alimentos a todo o momento, mesmo que sejam opções sem açúcar. Isso provoca o aumento da placa bacteriana, formação de cor amarela ao redor dos dentes. "Ninguém está livre da placa, já que as bactérias fazem parte do ambiente bucal, mas, ao introduzir alimentos com frequência na boca, você alimenta essas bactérias a todo instante e torna a placa ainda maior", afirma Mario Groisman.