

Adolescência costuma ser um período de crise para o jovem e também para família, que precisa lidar com discussões mais frequentes e as dificuldades emocionais e de comportamento típicas deste período. "O primeiro alvo dos adolescentes está dentro de casa, é o pai ou a mãe. São pessoas que ele conhece e, portanto, sente-se mais vontade para copiar ou contradizer", afirma o psicólogo Felipe Pena, da Universidade Federal Fluminense. No caso das meninas, os cuidados com a aparência não ficam de lado: é a partir do exemplo da mãe que surge a inspiração para cuidar da pele e dos cabelos.
A mãe pode incentivar uma consulta ao dermatologista, esclarecendo a filha sobre os principais cuidados com pele, e também ajudar na escolha dos produtos e tratamentos próprios para a faixa etária mais jovem. Veja a seguir as lições que, segundo os especialistas, devem passar de uma geração a outra quando o assunto é beleza aliada à saúde.
Limpeza de pele

A poluição, a oleosidade e as impurezas eliminadas pelo nosso organismo através da pele formam uma crosta no rosto, obstruindo os poros e fazendo com que a pele não consiga respirar direito. Por conta disso, é importante fazer uma limpeza de pele uma vez por mês ou a cada 15, no caso da pele com acne. "A limpeza deve ser feita com produtos de acordo para o tipo de pele, a após o procedimento sua pele estará pronta para receber qualquer creme ou tratamento", diz a dermatologista Bárbara Uzel.