
Pé diabético: pessoas com diabetes devem ter cuidados especiais
Quem tem diabetes sabe que deve tomar cuidados especiais com a saúde. Um deles é proteger os pés de fatores que podem levá-los até a amputação. Por isso, hoje vamos falar sobre o pé diabético e mostrar como evitar esse problema.
Calos, micose, frieira e pequenos ferimentos nos pés. Problemas comuns que podem acometer qualquer pessoa. Mas quando isso acontece com alguém que tem diabetes é sinal de alerta.
Os sintomas do pé diabético são: queimação, dormência, cãimbras, atrofia da musculatura, deformidades, ressecamento da pele e perda gradual de sensibilidade dos pés. Aos perceber os sinais, eles devem ser investigados por um médico o quanto antes.
Com a sensibilidade alterada, os pés ficam vulneráveis a traumas, dificultando sentir o incômodo da pressão repetitiva de um sapato apertado e até da ponta da tesoura durante o ato de cortar as unhas. Por isso, é importante evitar todo e qualquer dano aos pés.
E os cuidados são simples. Quando fizer a higiene do local com água morna, é necessário secar bem. Um ambiente úmido favorece a proliferação de fungos, causando inclusive mau cheiro no local.As unhas devem ser cortadas semanalmente. O calçado deve ser confortável e adequado de tamanho. Aqueles com bico fino são contraindicados.