
Redação formada por jornalistas especializados em alimentação, beleza, bem-estar, família, fitness e saúde.

Um estudo desenvolvido pelo Centro do Sono de Londres sugere que o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir pode prejudicar a noite de sono. De acordo com os pesquisadores, o álcool prejudica os ciclos do sono e, se consumido com frequência antes de dormir, pode causar problemas como apneia e insônia crônica. A pesquisa foi publicada na edição de janeiro da revista especializada Alcoholism: Clinical & Experimental Research.
A equipe analisou cerca de cem estudos relativos ao consumo de álcool antes de dormir e então partiu para um exame mais detalhado de 20 pesquisas. A partir destas análises, eles descobriram que a bebida alcoólica altera o sono de três formas: acelera o início do sono, faz com que a pessoa caia em um sono profundo assim que deita e fragmenta os padrões de sono na segunda metade da noite.
Estas duas primeiras mudanças, idênticas às observadas em pessoas que tomam remédios antidepressivos, podem parecer boas e até explicam por que pessoas com insônia consomem bebida para poder dormir. No entanto, essa rapidez prejudica o ciclo completo do sono, levando a pessoa a acordar com o mesmo cansaço de quando foi dormir. Mas é a terceira mudança a mais prejudicial, segundo os pesquisadores, as bebidas alcoólicas reduzem o tempo que se passa no sono REM, a fase na qual os sonhos geralmente ocorrem. Como consequência, as pessoas têm um sono menos repousante. Os cientistas afirmam que o ideal é ter um intervalo de até duas horas entre última dose e o sono.
Dez dicas para você dormir melhor
Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. Em contrapartida, quem sofre de insônia crônica corre três vezes mais riscos de morrer do que aqueles que não têm o problema. É o que mostra a pesquisa do National Heart Lung and Blood Institute, dos Estados Unidos, que envolveu mais de 2.200 participantes. Mas a falta de sono costuma ser um problema? Às vezes, basta alguma mudança simples nos hábitos antes de dormir, no travesseiro ou no colchão para resolver este drama. Confira as dicas abaixo:
Exercícios na hora certa

Além da luz, a temperatura corporal também ajuda a regular o sono: quando ela cai, ficamos mais sonolentos. Porém, quando fazemos atividades físicas, a tendência é que fiquemos mais quentes. "O ideal é não fazer exercícios à noite, pois isso acaba atrapalhando o sono", estatiza Stella. Mas, caso seja o único horário que você tem, o melhor é deixar para deitar-se até três horas depois.