PUBLICIDADE

Aprenda a fazer leite de inhame e consuma mais vitaminas

Além de possuir vitaminas do complexo B, o alimento é uma opção vantajosa para pessoas com diabetes ou intolerância à lactose

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

O inhame é um alimento com vitamina C e vitaminas do complexo B (como B1, B3, B5, B6 e B9), nutrientes essenciais para o sistema imunológico. Outro benefício do tubérculo é sua versatilidade: pode ser preparado tanto em uma sopa ou até mesmo em forma de leite vegetal.

Para o preparo caseiro dessa bebida, são necessários apenas dois ingredientes: inhame e água filtrada. Confira a seguir o passo a passo da receita indicada pela A Boa Terra:

Ingredientes

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Modo de preparo

Descasque os inhames e deixe-os de molho em um recipiente com água filtrada por cerca de oito horas. Em seguida, coe e descarte o líquido.

Coloque o inhame dentro de um liquidificador com 750ml de água morna e bata por, aproximadamente, três minutos. Coe o leite com ajuda de uma peneira fina ou um coador de pano, semelhante ao coador de café reutilizável.

A bebida pode ser armazenada na geladeira por até três dias. É possível substituir o leite de vaca pelo leite de inhame em receitas, sendo uma ótima opção para pessoas com intolerância à lactose. Vale destacar também que esse alimento não eleva as taxas de glicemia do corpo, sendo vantajoso também para pessoas com diabetes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Consumo de leite vegetal

Para quem almeja seguir uma vida vegana ou busca por uma dieta mais balanceada, o leite vegetal pode ser um grande aliado. Além do leite de inhame, é possível fazer leite vegetal com ingredientes como aveia, arroz, soja, amêndoas, coco, entre outros.

A enorme diversidade de alimentos que podem ser utilizados para produzir um leite vegetal está acompanhada de uma grande variedade de sabores e também de nutrientes. O leite de amêndoas, por exemplo, conta com potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B.

Todavia, ao se tratar da obtenção de cálcio, esse alimento não pode ser tido como substituto ao leite de vaca. Em entrevista prévia ao Minha Vida, a nutricionista Rita de Cassia Leite Novais explicou essa questão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Os leites vegetais são indicados para enriquecer o plano alimentar e para quem tem alergia à proteína do leite de vaca. Para quem se preocupa com a obtenção de cálcio, abundante no leite animal, é essencial a suplementação no plano alimentar caso a bebida seja preparada de forma caseira".

Embora o baixo teor de cálcio seja uma característica desvantajosa do leite vegetal se comparado ao leite animal, a ausência da lactose nesta bebida facilita o processo de digestão estomacal. O leite vegetal dispõe de alto teor de fibras, característica que promove o funcionamento regular do intestino e combate à prisão de ventre.

Por ser de origem vegetal, o leite de inhame é livre de colesterol e apresenta baixo nível de gordura. Dessa forma, é um alimento bem-vindo também para a dieta de quem busca controlar os níveis de colesterol no organismo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)