Fisioterapia específica auxilia a saúde da mulher

Desenvolvimento ou reabilitação dos ógãos e sistemas são o foco

Não é de hoje que a preocupação com a saúde da mulher se tornou uma fonte de estudos e especialidades na área da saúde.

No Sistema Único de Saúde (SUS) a maior atenção voltada ao público feminino iniciou após diversas reivindicações ocorridas há 25 anos, época do início da autonomia feminina, gerando ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação na ginecologia, pré-natal, parto e puerpério, climatério, câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades posteriormente identificadas. Desde então diversas áreas, dentre elas a fisioterapia, vem seguindo esse percurso de assistência à mulher.

O corpo feminino está em constante transformação e diversos problemas de saúde podem afetar as mulheres nas diferentes fases da vida. Estas necessitam de agentes de saúde especializados para a promoção da saúde e bem-estar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os tratamentos voltados à saúde da mulher atuam nas áreas de oncologia, uroginecologia, ginecologia e obstetrícia.

A fisioterapia estuda o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. E tem como objetivo desenvolver ou reabilitar a integridade de órgãos e sistemas, aperfeiçoar ou adaptar as pessoas para a melhor qualidade de vida.

Os tratamentos voltados à saúde da mulher atuam nas áreas de oncologia (ginecológica e mamária), uroginecologia (incontinência urinária e fecal), ginecologia (disfunções sexuais, dor pélvica crônica, endometriose, climatério) e obstetrícia (gestação e pós-parto), visando à melhora da condição física, qualidade e bem-estar.

Diversas áreas estão em constante crescimento e desenvolvimento, assim como, a assistência à mulher que proporciona prevenção, cura e recuperação da saúde feminina.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em cada artigo abordaremos cada um destes já conhecidos tratamentos e introduziremos sempre que apropriado novas opções, métodos e tratamentos, principalmente, da fisioterapia em saúde da mulher, assim como, temas da fisioterapia em geral.