PUBLICIDADE

Tratamento odontológico beneficia a terceira idade

Odontogeriatria proporciona saúde, autoconfiança e bem-estar aos idosos

Dados do Censo do IBGE, realizado no ano 2000, revelam que o número de idosos na população brasileira é de aproximadamente 15 milhões e vem crescendo rapidamente, sendo que a maioria deles está concentrada nas grandes metrópoles.Facilidades como locomoção, prestação de serviços de saúde e alimentação, entre outros, são fatores definidos por órgãos federais como essenciais para uma boa qualidade de vida e são oferecidos pelos grandes centros em quantidade e variedade.

Baseado nesse crescimento populacional, os vários grupos de gestão em saúde começaram a focar a população senil no Brasil a exemplo dos sistemas e programas oferecidos em países considerados de primeiro mundo.

A especialidade médica intitulada "Geriatria" tem como princípio básico a manutenção do funcionamento adequado do corpo de seus pacientes. Ou seja, através de alimentação, atividades esportivas equilibradas, programas periódicos de saúde, apoio social na inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e exames, os ditos "vovôs e vovós" têm se tornado mais felizes e com elevada auto-estima.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"os pacientes geriátricos possuem uma alta taxa de alterações de alguns sistemas do corpo humano"

No entanto, somente esses fatores não são suficientes para uma qualidade de vida completa e digna. Por isso surgiu, há poucos anos, a especialidade odontológica que trata e cuida dessas pessoas, a Odontogeriatria. Entretanto, somente ela não é suficiente para uma abordagem completa dos casos, mas possui princípios semelhantes à Odontopediatria, especialidade odontológica que atende crianças. Estes fundamentos são: promoção de saúde bucal, reeducação de hábitos de higiene oral, controle dos fatores de risco de doenças, como cáries e periodontites. Entretanto, os pacientes geriátricos possuem uma alta taxa de alterações de alguns sistemas do corpo humano que devem ser respeitados e tratados em conjunto com outras especialidades médicas: reumatismos, cardiopatias, osteoporose e neuropatias, entre outros. Tornando esta especialidade um coadjuvante importante para completar o quadro de aumento da taxa de vida média da população brasileira.

Somente a Odontogeriatria, nem sempre consegue dar um atendimento completo ao paciente, cumprindo de sobremaneira a tendência mundial de atendimentos e abordagens multidisciplinares que em muitas faculdades odontológicas no Brasil já estão sendo formatadas dadas as exigências do mercado de trabalho.

Dado este quadro, fica a pergunta: Qual a importância do cirurgião-dentista para as pessoas da terceira-idade? De imediato vem a resposta bem simples: Pessoas nessas condições de vida possuem desejos, anseios, que para nós adultos passam muitas vezes despercebidos e nem sempre damos o devido valor, como morder e saborear uma maçã fresquinha e bem aromática!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pois bem, alguns conceitos odontológicos, baseados em pesquisas e já largamente utilizados em pacientes, são as instalações minimamente invasivas de implantes dentários visando melhorar a condição de vida alimentar e social dessas pessoas. Imaginem uma "vovozinha" tendo o orgulho de se encontrar com suas amigas para tomar um café, mesmo sendo portadora de próteses sobre implantes e podendo conversar com grande liberdade sem o medo da "dentadura cair", ou até mesmo o simples fato de comer e mastigar uma torta de amêndoas? Pois é, coisas simples para nossa faixa etária, mas que podem tornar-se problemas sociais e psicológicos de proporções inimagináveis para essa população.

Os profissionais da odontologia em conjunto com fisioterapeutas, médicos, nutricionistas e fonoaudiólogos atualmente podem proporcionar condições das mais variadas complexidades de re-inserção para essa classe da população brasileira que cresce a cada ano e que foi deixada de lado durante anos. Porém, o dentista possui uma responsabilidade grande na manutenção dos dentes naturais ainda existentes nesses pacientes e deve cuidar para que eventuais focos de infecção possam desencadear processos neoplásicos (cânceres e tumores). Bem como, nos locais aonde faltam dentes, o profissional deve preenchê-los da melhor forma e nas condições que o paciente desejar ou puder adquirir.

Existem materiais para confecção de próteses livre de metais. Estes são muito úteis para a longevidade de pacientes com casos frequentes de alergias aos componentes, como o titânio. Eles podem ser utilizados desde que sejam respeitados todos os princípios técnicos e fisiológicos para sua instalação em pacientes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dessa forma, gostaria de registrar, que a vida pode ser bela e fantástica quando a informação é passada através dos meios de comunicação visando esclarecimentos e apresentando as novidades para melhorar a qualidade de vida. Com isso é possível elevar a auto-estima das pessoas, tornando seu convívio social agradável para que possam relembrar os lindos momentos que a vida lhes propiciou.