PUBLICIDADE

Bom funcionamento do intestino é essencial para o corpo

Nervosismo e ansiedade podem causar problemas intestinais

Todo mundo se preocupa com a saúde hoje em dia. Todos querem emagrecer uns quilinhos e desintoxicar, afinal todos sabem que a maior parte das doenças acontece pelo acúmulo de toxinas no organismo. Mas como começar esse processo se o principal órgão de limpeza do nosso corpo não colabora? Vamos falar sobre o intestino e a sua relação com a manutenção de uma boa saúde.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A influência do intestino sobre o nosso organismo é tão forte, que esse órgão vem sendo chamado de "segundo cérebro". Depois de 30 anos de pesquisa o médico americano Michael D. Gershon, da Universidade de Columbia em Nova York, conseguiu identificar a relação entre os neurotransmissores produzidos no intestino, chamado por ele de órgão inteligente, e as nossas emoções, cuja sede é o sistema límbico, localizado no cérebro.

Nosso bem estar está diretamente ligado a o que ocorre no sistema gastrointestinal, por conta das condições que cada organismo tem de produzir a serotonina, o neurotransmissor responsável pela alegria e prazer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esse neurotransmissor não é encontrado apenas no cérebro, como se imaginava. Agora sabemos que 60% da serotonina é fabricada no intestino, então muitos distúrbios emocionas como depressão, irritabilidade constante, síndrome do pânico se agravam justamente pelo mau funcionamento do intestino. E isso infelizmente não é tratado conjuntamente.

É a serotonina que regula nosso humor, o sono, a libido, o apetite, ritmo circadiano, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas. Sua falta causa ansiedade, irritabilidade, depressão, insônia, baixa-autoestima, desânimo, fibromialgia, compulsão principalmente por doces ou produtos de farinha branca, TPM, menopausa precoce, síndrome do pânico. A falta da serotonina leva à diminuição da saciedade e aumento da ansiedade e, portanto, ao aumento da ingestão alimentar e consequente aumento de peso.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nutrientes

O medo exagerado sem controle provoca diarreia. Isso é muito comum em adolescentes em véspera de vestibular.

Nosso corpo precisa de nutrientes para que todos os sistemas funcionem em harmonia. Se o intestino não absorver esses nutrientes para gerarmos nossas moléculas de energia tudo vai começar a ficar comprometido, o metabolismo fica lento, os rins ficarão sobrecarregados, os pulmões congestionados a digestão lenta e assim nossa saúde vai ficando comprometida.

Os minerais magnésio e cálcio não podem ficar de fora do cardápio, já que são fundamentais para o bom funcionamento do intestino. As vitaminas do complexo B principalmente a vitamina B3, B6, B9 e C, além do triptofano, que estimulam a produção de serotonina.

Outra coisa que vocês precisam saber é que o mineral ferro é absorvido através das células da mucosa intestinal, principalmente no duodeno, e é transportado na corrente sangüínea, então se você tem uma tendência a ter anemias precisamos analisar o funcionamento do seu intestino.

Evitar alimentos que fermentam - refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijo e enlatados, carne vermelha, embutidos como linguiça, presunto, salame e salsicha. O leite também deve ficar fora da dieta quando estamos com problemas no intestino.

Como surgem problemas intestinais

Existem pessoas que o intestino funciona até demais e outras onde ele é lento, eu considero o intestino preso uma doença grave que deve ser tratada imediatamente e com consciência.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Então achar que a prisão de ventre acontece só por causa da alimentação irregular é um erro. Suas emoções desequilibradas também estão por trás desse problema, que, além do desconforto, contribui para deixar o metabolismo mais lento. O que fazer? Ignorar ou reprimir os sentimentos é o mesmo que escondê-los, só vai piorar a situação, o melhor mesmo é buscar ajuda para receber orientação de um profissional.

Existem pessoas que tem mais recursos psíquicos para lidar com situações difíceis. Conseguem se organizar melhor, sabem validar aquilo que sentem sem exagerar. É muito comum encontrar pessoas muito inteligentes que não conseguem se controlar, com comportamentos infantis, crises de ciúmes, muita ansiedade, num nervosismo doentio.

O medo exagerado sem controle provoca diarreia. Isso é muito comum em adolescentes em véspera de vestibular, já que essa é uma época de muita pressão e quando nosso emocional é bastante testado.

Nestes casos, o sistema nervoso pode ser responsável pelo problema, já que o funcionamento pleno dos intestinos recebe a influência direta das emoções. Por isso que as mulheres são as mais atingidas por esse problema. Elas sofrem com as crises do relacionamento, a perda do emprego, a briga em família. E quem não digere bem esses problemas emocionais vai acabar sobrecarregando o corpo, ficando dias sem ir ao banheiro.

O alerta que eu faço a vocês é que podemos desde já fazer pequenas mudanças mas que fazem muita diferença por exemplo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

- Usar roupas muito apertadas que prejudicam a circulação do sangue;

- Ter uma atividade física

- Respeitar o ritmo do seu organismo.

- Alimentação pobre em alimentos naturais e que contém fibras.

- Beber muita água

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

- Não mastigar corretamente os alimentos;

Um tratamento integrado com o funcionamento do corpo e da mente é fundamental, estimular o funcionamento dos órgãos e entender o que se passa na mente é muito importante. Isso ajuda a encarar melhor os conflitos que são inevitáveis, e principalmente a forma como vamos enfrentar esses problemas é que faz toda a diferença.

Conhecer melhor o funcionamento do seu corpo e da mente é importante para nossa qualidade de vida, estar perdido num processo de automatização, o tempo todo fora de si, em rotinas desgastantes, é abrir espaço para condições causadoras de doenças.