PUBLICIDADE

Selantes dentais facilitam a limpeza bucal

Resina ajuda na prevenção de cáries, mas não dispensa escovação

Resina com a capacidade de prevenir ou inibir a cárie dentária, o selante dental se une com facilidade à estrutura dentária formando uma barreira física entre a superfície do dente e o meio bucal. Ele age como uma película protetora que facilita a limpeza dos restos alimentares e o controle da placa bacteriana, reduzindo o risco de essas superfícies cariarem-se.

A indicação de selamentos, incluindo o tipo de material usado, depende do risco de cárie, das características individuais do paciente e da certeza no diagnóstico da cárie oclusal pelo profissional. É mais usado em crianças por conta de seus hábitos alimentares indevidos e pouca habilidade manual para escovação correta. Ainda assim, os selantes não dispensam a escovação. Eles apenas facilitam a limpeza.

O desgaste do selante ocorre naturalmente durante a mastigação. Para manter o efeito protetor é fundamental fazer visitas periódicas ao dentista. Só ele saberá determinar quando a reaplicação deverá ser feita. Não há limite do número de vezes que o procedimento pode ser feito. Também não existem efeitos colaterais. Ainda assim, cabe ao especialista identificar a melhor técnica preventiva como parte de um plano de tratamento para cada paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Escovação completa

Nada dispensa o hábito de escovar os dentes após cada refeição. Mas, afinal, o que é uma escovação completa? Ela inclui limpeza manual com escova de cerdas macias e homogêneas e técnica adequada. A pasta de dentes também é importante, mas o movimento com a escova é o que realmente faz a diferença, por isso use uma quantidade semelhante a um grão de ervilha. Termine o processo com o uso do fio dental.