PUBLICIDADE

Dor no rim pode indicar infecções ou presença de cálculo

Conheça os sintomas de alerta e quando buscar ajuda médica

As dores nas costas são muito comuns e, na maioria das vezes, não são de origem renal e sim de doenças na coluna, genericamente chamadas de lombalgia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As dores renais habitualmente são de um lado só (direito ou esquerdo) e se projetam na região lombar. São cólicas de intensidade variável, que podem descer pela frente na barriga até a virilha e região dos genitais, além de serem acompanhadas de outros sintomas como náuseas, vômitos e alterações da urina.

São as famosas cólicas renais que, conforme a cultura popular, são enlouquecedoras e piores do que as que a mulher sente durante o trabalho de parto.

Para ter certeza que a dor se origina do rim é preciso pesquisar um sinal chamado de Giordano, situação na qual o médico dá pequenas pancadinhas com o punho fechado na região lombar (punho percussão), de cima para baixo, que provocam aparecimento da dor. Neste caso, o sinal é positivo, ou seja, a dor é provavelmente proveniente de doença renal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais as possíveis causas dessa dor?

A causa mais frequente é a presença de pedras (litíase), que entopem a via urinária e dilatam o rim acometido (hidronefrose), causando dores muito fortes que necessitam administração de analgésicos, antiespasmódicos e anti-inflamatórios injetáveis. São as famosas cólicas renais que, conforme a cultura popular, são enlouquecedoras e piores do que as que a mulher sente durante o trabalho de parto.

Também as infecções do trato urinário alto, que acometem diretamente um ou ambos os rins (pielonefrite) são causa de dores como as descritas. Os casos típicos são acompanhados de alterações na urina e sintomas gerais como febre, urina turva e escura, mal estar, falta de apetite, náuseas e vômitos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nefrites agudas devido à inflamação renal também podem ser responsáveis por dor. São bilaterais e acompanhadas de alterações na urina e mesmo de pressão alta.

Causas menos frequentes são doença real policística, tumores renais e traumas, por exemplo.

Quando buscar o médico?

No caso de dores na região lombar de aparecimento agudo, em cólica, com as características já descritas, especialmente se forem acompanhadas de urina escura ou turva, com pozinho, além de dor ou ardor na micção, vontade de urinar a toda a hora com a saída de pequenas quantidades de xixi, história pessoal ou familiar de eliminação de pedras ou de rins policísticos e presença de sinais e sintomas gerais são indicativos de que um médico deva ser procurado.