PUBLICIDADE

Tumor cerebral: dor de cabeça e vômitos podem ser sintomas

Entenda quando é necessário buscar ajuda médica

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

Tumor cerebral é obviamente um grande tabu quando o assunto são problemas neurológicos. Entretanto, é preciso necessário entender que existe um grande número de tumores cerebrais com chance de cura e que, na maioria das vezes, sinais e sintomas neurológicos suspeitos acabam não evidenciando um tumor. E quais são estes sinais e sintomas que devem preocupar?

Primeiro, um número grande de tumores cerebrais se manifesta com cefaleia ou dor de cabeça. São cefaleias que os neurologistas classificam como "secundárias", e algumas das características a seguir são comuns a elas:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dores com estas características merecem uma avaliação médica e, dentre as considerações, tumor cerebral é uma possibilidade, mas, repito, não é a única.

Segundo, os tumores cerebrais podem se manifestar com sinais deficitários, como diminuição da força muscular em um lado do corpo, da sensibilidade, da coordenação motora e dos campos visuais ? sinais podem variar dependendo da localização do tumor. Notar aqui que estes sinais e sintomas são dimidiados, ou seja, em uma parte do corpo. Sintomas cerebrais irritativos, como crises convulsivas, também podem ser uma consequência de tumores cerebrais.

Terceiro, existem os casos assintomáticos, descobertos acidentalmente por outras razões. Por exemplo, a pessoa bate a cabeça, faz um exame de imagem cerebral e se descobre um tumor. Aqui, é importante ressaltar que, salvo raras exceções, não há qualquer recomendação para screening de assintomáticos a fim de se pesquisar a presença de um tumor cerebral.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Finalmente, havendo qualquer dúvida o melhor a fazer é procurar auxílio médico e orientação mais adequada.