As atividades diárias que aliviam as dores nas costas

Entenda também a importância dos exercícios físicos para quem tem dores nas costas e os cuidados ao realizá-los

Sabe-se que as dores na coluna não têm, necessariamente, a mesma causa em todos os quadros de pacientes acometidos por crises. Diferentes fatores podem estar associados ao surgimento de dores e outros sintomas, especialmente, na região lombar.

O grande problema consiste em considerar o repouso a melhor opção durante uma crise de dores crônicas nas costas. O indivíduo opta pela imobilidade total na maioria dos casos, o que poderá produzir uma aparente sensação de alívio das dores, sem, contudo, solucioná-las. Ainda que os movimentos do tronco e dos membros se tornem mais difíceis quando as dores se manifestam, recomenda-se, após diagnóstico adequado e tratamento médico da fase aguda, o retorno gradual às atividades físicas cotidianas e mesmo a um programa personalizado de exercícios físicos sob acompanhamento profissional.

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Exercícios físicos para aliviar as dores nas costas

Os exercícios físicos podem funcionar como importantes aliados tanto no caso de pessoas que já sofrem com dores nas costas, quanto para aquelas que desejam prevenir o problema. Movimentos com foco no fortalecimento de determinados grupos musculares e no alongamento de outros, ajudam a melhorar a sustentação da coluna, o que, naturalmente, diminui a sobrecarga de diversas estruturas, como ligamentos e discos.

Entretanto, não existe um programa específico de exercícios para todos os pacientes acometidos por dores nas costas, até porque não existe uma atividade padrão que possa ser aplicada indistintamente em todas as pessoas com o sintoma. Dores nas costas podem ser decorrentes de problemas mais simples e, por conseguinte, de fácil tratamento, ao passo que outras dores sugerem problemas mais graves como a existência de patologias na coluna (hérnia de disco, por exemplo). Daí a importância de um diagnóstico preciso do paciente para tratar o problema de forma adequada.

Sempre que os objetivos de um programa de exercícios incluírem prevenção, manutenção ou recuperação da saúde, os principais componentes da aptidão física relacionada à saúde deverão ser contemplados. Assim, o programa deverá incluir:

Treinamento aeróbio: Prática contínua ou fracionada de exercícios predominantemente cíclicos como: caminhada, ciclismo, corrida, natação, circuito aeróbio (treinamento consecutivo em dois ou três ergômetros diferentes. Exemplo: em vez de caminhar 30 minutos na esteira ergométrica, o treinamento pode incluir 15 minutos de caminhada na esteira, 10 minutos na bicicleta ergométrica e 5 minutos no elíptico).

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Treinamento da força muscular: Fundamentado na execução de exercícios resistidos (quando os movimentos acontecem contra alguma resistência externa como um halter, uma barra, um extensor de borracha, etc). O grau de participação de cada um desses componentes deverá variar de acordo com os objetivos, nível de condicionamento físico individual, restrições de saúde, disponibilidade de tempo e motivação.

Recomendações para a prática de exercícios físicos:

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Atividades diárias que ajudam no alívio de dores nas costas

No dia a dia, alguns exercícios podem auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio muscular e da flexibilidade que, por sua vez, auxiliam na correção da postura. Em casa mesmo, antes de dormir ou assim que acordar, exercícios simples podem ser feitos sem nenhuma dificuldade, auxiliando no alívio de dores nas costas:

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O alongamento muscular poderá ser feito também através de outros exercícios: