PUBLICIDADE

Vacina contra Hepatite A pode salvar vidas de crianças

O Ministério da Saúde incluiu no calendário a vacinação de bebês a partir dos 12 meses de idade.

A hepatite A é uma inflamação (irritação e inchaço) do fígado causada pelo vírus HVA. Há vinte anos, ela era considerada uma doença muito incidente no Brasil, principalmente entre crianças e adolescentes. Estimativas da Faculdade de Medicina da USP mostram que naquela época 90% das crianças eram infectadas pelo vírus. Desde 2005, a doença vem apresentando redução progressiva de 69,7% no número de casos. Em 2005, eram 21.554 casos e, em 2014, os dados mostraram 6.520 novos casos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que serão diagnosticados 130 casos novos/ano por 100 mil habitantes no Brasil. As principais formas de prevenção da doença se dão pela vacinação e conscientização relacionada à higiene - pois o vírus é transmitido por alimentos, água e objetos contaminados e, até mesmo, por contato pessoal, se não houver higiene adequada.

Como forma de proteger o público infantil, parcela da sociedade mais vulnerável aos efeitos do vírus, o Ministério da Saúde incluiu, no ano de 2014, a vacina contra Hepatite A no Calendário do SUS.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

A imunização completa da doença é feita através de duas doses. A recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Imunizações é que a primeira dose seja aplicada aos 12 meses e a segunda a partir dos 18 meses. É importante lembrar que a vacinação na infância protege por mais de 40 anos, e evita casos graves de óbitos causados pela doença. As vacinas podem ser encontradas nas Unidades Básicas de Saúde.

Sintomas

Embora seja uma doença habitualmente benigna, a hepatite A pode levar a hospitalização ou morte em 2% a 7% dos casos. Em estado grave a doença apresenta sintomas como desidratação, febre, fadiga, urina escura e dores abdominais. Além de peles e olhos com aspecto amarelados (ictericia). Esses sintomas podem durar de duas semanas a dois meses.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, não é sempre que ela apresenta os sintomas. O que dificulta o diagnóstico e pode facilitar a transmissão do vírus para os bebês. Por isso é importante que os pais façam exames regularmente, cuidem da higiene pessoal da família e vacinem as crianças no período indicado.

Fontes e Referências

CDC (Centers for Disease Control and Prevention) - Viral Hepatitis Hepatitis A Information

Ministério da Saúde - Blog da Saúde - SUS passa a oferecer vacina contra hepatite A para crianças.

Ministério da Saúde - Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações) - Calendário de vacinação da criança

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Revista Pesquisa Fapesp - O Mapa das Hepatites. Levantamento identifica quantos são e onde estão os portadores de diferentes formas da enfermidade no país