PUBLICIDADE

Será que os sinais da sua TPM podem ser sintomas de gravidez?

Muitos sintomas que são comuns na TPM também ocorrem no início de uma gestação

Muitos sintomas que são comuns na TPM também ocorrem no início de uma gestação. Mas antes de começarmos, vale lembrar que a Tensão Pré Menstrual (TPM) é o conjunto de sintomas e sinais físicos, comportamentais e afetivos que aparecem de maneira cíclica e repetitiva na segunda metade do ciclo menstrual.

Estes sintomas ocorrem com a progesterona que é um hormônio que aparece após a ovulação uma ou duas semanas antes da menstruação. O aparecimento da progesterona é a principal causa destes sintomas que interferem em muitos aspectos da vida da mulher e tendem a ficar mais pronunciados com o progredir da idade.

Os sintomas variam de intensidade e atingem cerca de 75% das mulheres. Deste total, 10% são intensos e muitas vezes comprometem e restringem as atividades normais neste período.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os principais sintomas físicos da TPM são o aumento do volume abdominal (a progesterona diminui a motilidade intestinal) com maior produção de gazes, cansaço, dores de cabeça, piora das enxaquecas e tonturas. Grande parte das mulheres tem dores concentradas na mama devido ao inchaço e sensibilidade exacerbada. Outro ponto de atenção também são algumas mulheres que apresentam ondas de calor e alteração do padrão de sono.

As alterações de humor variam conforme a sensibilidade da paciente como depressão, raiva, irritabilidade, ansiedade, tensão, sintomas de rejeição, diminuição dos interesses e dificuldade de concentração em diversas atividades. Normalmente, o que as atraem mais nesta época é o aumento do apetite por determinados alimentos.

TPM e gravidez

A TPM tem muito em comum com a gestação inicial, já que também ocorre o aumento da progesterona. Mas a comparação não para por aí. Existem mais sintomas parecidos como:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Devemos lembrar que cerca de 20% das mulheres apresentam sangramento da implantação do embrião e no primeiro trimestre, excluindo, é claro, doenças que causam sangramentos. Portanto, algumas mulheres acham que o fato de terem os sintomas da TPM e de menstruarem, prova que não estão gravidas.

Não podemos confiar nos sintomas nestes casos. Um exame com pesquisa do hormônio Beta HCG, produzido pela placenta na urina ou sangue, é conclusivo no diagnóstico da gestação mesmo até quatro dias antes do atraso menstrual. Devemos sempre imaginar que uma paciente em idade fértil possa estar grávida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)