Acupuntura pode tratar dores nas costas e artrites

Entenda quais as indicações da técnica milenar e como ela pode ajudar

A acupuntura é uma técnica que funciona a partir da inserção da agulha que estimula terminações nervosas presentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos, por isso ela é muito bem usada na ortopedia.

Esses estímulos seguem pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro), o que libera diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores que desencadeiam efeitos importantes, tais como, analgésico, antiinflamatório e relaxante muscular, além de uma ação moduladora sobre as emoções, os sistemas endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

A acupuntura é extremamente benéfica nos problemas ortopédicos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para pacientes que sofrem de doenças osteomusculares, a aplicação das agulhas funciona de forma rápida e eficaz, principalmente para dores crônicas, ou seja, persistentes há mais de três meses.

Como recorrer à acupuntura para problemas ortopédicos?

Após iniciar o tratamento com Acupuntura, o médico é quem definirá o número de sessões e o tempo de tratamento, pois isso pode variar de acordo com o tipo de doença, resposta individual do paciente, idade e presença de outras morbidades associadas.

Em geral, aconselha-se iniciar o tratamento com uma ou duas sessões por semana e adequar esse número de acordo com a evolução do tratamento. A melhora, muitas vezes, é notada imediatamente, isto é, logo após a sessão. Conforme os dias vão passando, a dor crônica tende a voltar. Mas, geralmente, a partir da décima ou décima, segunda sessões nós podemos constatar uma melhora significativa das dores, diminuindo o consumo de medicamentos para dor e melhorando a qualidade de vida do paciente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É conveniente salientar que aliado ao tratamento com Acupuntura, o paciente deve desenvolver hábitos alimentares saudáveis, praticar exercícios, na medida do possível, e manter um equilíbrio entre o trabalho e o descanso.

Além disso a prática da Acupuntura somente pode ser realizada por profissionais da medicina, da medicina veterinária e do cirurgião-dentista, cada qual em seu campo de atuação, também definidos por lei. O exercício da técnica, se realizado por qualquer outro profissional, é ilegal e pode causar sérios danos à saúde do paciente.