PUBLICIDADE

Balão intragástrico emagrece?

Entenda como o processo funciona e o que é importante para ter mais resultados

O balão intragástrico é uma prótese de silicone que se assemelha muito com uma bexiga de festa infantil. Ela é colocada ainda murcha no estômago, através de uma endoscopia. Ao chegar ao estômago, ela é insuflada, seu volume pode variar entre 400 a 900 ml.

Existem dois tipos de balão intragástrico:

No Brasil o balão intragástrico tem indicação para ser utilizado como um tratamento para auxílio de uma reeducação alimentar. Pacientes que possuem excesso de peso ou IMC superior a 27 tem a indicação da utilização do balão intragástrico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas o balão intragástrico realmente emagrece?

Hoje o balão intragástrico é usado por pessoas que desejam perder peso, mas a forma como ele age nisso ainda é muito discutida na literatura cientifica. Alguns autores dizem que ele possui uma ação hormonal por distender a parede do estômago, porém outros autores mostram que este efeito tem uma duração pequena de três a seis semanas.

Um outro efeito, que permanece durante todo o tempo que o paciente está com balão, é a dificuldade de saída da comida do estômago. O balão ocupa ele ocupa um tamanho médio de um terço até metade da cavidade estomacal. Esse esvaziamento gástrico diminuído por essa ocupação do balão faz com que pacientes ingiram menor quantidade de comida e consequentemente menor quantidade de calorias.

No entanto, nem sempre os pacientes utilizam bem esse tratamento, aproveitando-o como uma ponte para mudança de habito, pois apenas ingerem menor quantidade alimentar, porém com alimentos calóricos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Resultados esperados com o balão intragástrico

A perda de peso média que observamos com pacientes de balão intragástrico gira em torno de 18% do peso inicial. No entanto, podemos dividir os pacientes em dois grupos que mudam os resultados possíveis:

Já as pessoas que fazem o acompanhamento com nutricionista especialista em balão intragástrico observamos a perda de peso média de 20%. Isso quer dizer que uma pessoa que estava com 100 kg ao colocar o balão terminará o processo pesando 80 kg.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O diferencial do acompanhamento nutricional

Isso ocorre porque quem procura uma ajuda para emagrecer acaba adotand uma mudança de hábitos em que ocorrerá a diminuição da ingestão calórica, tanto por conta da questão volumétrica quanto pela mudança dos alimentos que ele vai fazer a ingestão.

Então, para que o paciente consiga atingir os objetivos da perda de peso com balão intragástrico, é necessário que ele procure ao menos o nutricionista especialista neste tratamento.

Claro que para o ideal é um apoio multidisciplinar, com um psicólogo especialista em obesidade, um endocrinologista que tenha manejo clínico sobre emagrecimento e balão intragástrico e o educador físico para poder orientar esse paciente no gasto calórico. Muitas vezes alguns pacientes apresentam algumas doenças articulares e de coluna, e neste caso um fisioterapeuta pode ser incorporado a equipe no lugar do educador físico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando falamos sobre a perda de peso com métodos restritivos que atrapalham o esvaziamento gástrico, como no caso do balão intragástrico, ou de alguns métodos cirúrgicos, é importante que o paciente entenda que há a necessidade de mudança da ingestão alimentar, e que isso não necessariamente seja uma dieta restrita.

O nutricionista especialista neste tratamento consegue tranquilamente distribuir os alimentos prazeirosos do seu dia a dia, associando-os aos alimentos de boa qualidade nutricional, favorecendo a saciedade e a perda de peso sem causar desconforto estomacal (como cólica, azia, dor, eructações e vômitos, que ocorrem quando o paciente exagera nos alimentos).

O nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento não irá orientar uma dieta impossível de seguir, pelo contrário, ele vai adaptar apenas a alimentação para seu dia a dia, levando em conta questões financeiras, emocionais ou grande apetite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Manutenção dos resultados

Após o uso do balão, é imprescindível que os pacientes mantenham o acompanhamento nutricional, para com que ele não volte aos antigos hábitos alimentares e ganhe todo o peso perdido novamente. A literatura mostra que de 30 a 40% das pessoas que colocam o balão intragástrico não retornam ao consultório para fazer manutenção do peso perdido e com isso acabam reganhando algum peso.