7 perguntas frequentes sobre remoção de verrugas | Minha Vida
PUBLICIDADE

7 perguntas frequentes sobre remoção de verrugas

Saiba que médico procurar, quais tipos de tratamentos são possíveis e quando é seguro removê-las em casa

Mulher de costas com uma verruga perto do ombro - Foto: Getty Images
Mulher de costas com uma verruga perto do ombro - Foto: Getty Images

Apesar de geralmente não serem dolorosas, as verrugas podem surgir em qualquer parte do corpo e causar bastante incômodo. Elas têm diferentes formatos e tamanhos, com superfície lisa ou rugosa. A causa é um vírus, o Papiloma Vírus Humano, mais conhecido como HPV (ele tem mais de 100 subtipos e os que causam verrugas são diferentes dos que podem causar câncer). E tem mais: verrugas são contagiosas e podem ser transmitidas por meio do toque.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não precisa nem dizer que elas não são desejadas por praticamente ninguém. Por isso, a remoção das verrugas é uma das primeiras ideias que a maioria das pessoas tem ao notá-las no corpo.

Surgem, então, dúvidas sobre quais são os melhores métodos e como proceder a partir do momento em que a decisão de se livrar da verruga for tomada. Confira as perguntas mais frequentes sobre remoção de verrugas e suas respostas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Que médico devo procurar para examinar verrugas?

Diversos tipos de especialistas podem examinar, solicitar exames e fechar diagnósticos sobre verrugas. O médico dermatologista é o mais indicado, mas o pediatra pode atuar quando as verrugas aparecerem na pele das crianças. O ginecologista, o urologista e o infectologista podem ser acionados quando elas forem genitais.

Quando devo procurar o médico para checar a possibilidade de remover verrugas?

Embora não se trate de uma urgência médica, é bom não demorar para fazer isso, já que as verrugas podem se espalhar pelo corpo, o que dificulta a cura. Também é interessante ser rápido para evitar infectar outras pessoas e poder retomar suas atividades ? quem tem verrugas não deve frequentar piscinas de clubes e academias, por exemplo. A questão estética também pesa bastante na rapidez para procurar um médico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são os métodos disponíveis para remover verrugas?

Pode ser feita uma curetagem (raspagem) combinada com eletrocauterização ou apenas a eletrocauterização. Também são utilizados lasers, como o ablativo, e o nitrogênio líquido ou a neve carbônica, que causam uma queimadura pelo frio e eliminam a verruga pelo congelamento. Há, ainda, a possibilidade de usar técnicas com ácidos após a raspagem do local ou, em casos específicos, medicamentos para a remoção das verrugas em casa.

O tratamento sempre dependerá do tipo de verruga, do local em que ela estiver e da idade do paciente.

É possível remover verrugas em casa?

Sim, é possível, mas é importante ter passado por um médico antes para diagnosticar a verruga. Isso porque apenas dois tipos de verrugas podem ser removidos em casa: a verruga vulgar e a verruga plantar (clique e conheça os diferentes tipos de verrugas).

Uma vez diagnosticado que a verruga é vulgar ou plantar, pode ser usado um medicamento como o Pointts, que demonstrou ser clinicamente tão eficaz quanto o método de congelamento por nitrogênio líquido utilizado em clínicas e hospitais.

Como funciona o produto para eliminação caseira de verrugas?

O sistema de eliminação de verrugas Pointts congela rapidamente o centro da verruga para eliminá-la. Ao colocar o aplicador de esponja sobre a verruga, a pele fica branca e é causada uma sensação de frio no local, assim como alguma ardência e dor. Logo que o aplicador é retirado, todos esses sinais diminuem rapidamente. Em um prazo de 10 a 14 dias a verruga se desprende e em seu lugar forma-se uma nova camada de pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Em casos mais persistentes é necessária uma reaplicação do produto depois de duas semanas. Podem ser feitas até quatro aplicações, sempre com o intervalo de duas semanas entre elas, para remover uma verruga. Caso ela persista depois disso, é preciso voltar a se consultar com o médico que fez o diagnóstico inicial.

Em que casos não é recomendado eliminar verrugas em casa?

Produtos para eliminação de verrugas em casa não devem ser usados em crianças com menos de 4 anos de idade, em pessoas com diabetes ou com má circulação, gestantes e lactantes.

Também não podem ser usados em pintas, manchas de nascimento e outras afecções da pele que sejam de cor escura, aveludadas ou que tenham aspecto diferente (pinta, pinta avermelhada, mancha de nascença ou mancha com contorno e/ou cor irregulares).

Outros casos em que não é recomendado tentar eliminar as verrugas em casa são aqueles em que elas se localizam onde a pele é fina (no rosto, nas axilas, nos seios e nos glúteos), em verrugas genitais, nas mucosas (interior da boca, nariz, ânus e genitais), ouvidos, área dos olhos e regiões da pele com sinais de vermelhidão ou inflamação.

Que cuidados devem ser tomados na remoção de verrugas em casa?

Como em todos os produtos para a saúde, é indispensável ler as instruções antes de utilizar um sistema de eliminação de verrugas em casa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O produto não deve ser utilizado em combinação com outro método de eliminação de verrugas plantares ou vulgares. É importante usar um aplicador diferente para cada verruga e não aplicar o produto diretamente sobre a pele (pingando, por exemplo) ? o aplicador sempre precisa ser usado. Caso seja difícil enxergar ou alcançar a verruga, é melhor pedir ajuda de outra pessoa para a aplicação.