PUBLICIDADE

Doença de Chagas: entenda a transmissão alimentar

Especialistas explicam como essa infecção ocorre e sua prevenção

A doença de Chagas é conhecida por fazer o coração crescer de tamanho quando está em fase crônica. O que normalmente aprendemos na escola é que ela é transmitida pelas fezes do mosquito barbeiro - quando ele pica, costuma também a eliminar o protozoário pelas fezes e ao coçarmos o local acabamos nos infectando.

No entanto, hoje 70% das infecções pelo Trypanosoma cruzi não ocorrem mais dessa forma. "De acordo com os dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 2015 sobre doença de Chagas, a maior parte dos casos de transmissão dessa doença ocorrem por via alimentar", explica o infectologista Filipe Piastrelli, médico da Unidade Vergueiro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP).

Mas como a transmissão via alimentar da Doença de Chagas ocorre?

A forma de contaminação é semelhante: os alimentos entram em contato com as fezes ou urina do mosquito barbeiro. Pode ocorrer também o mosquito ser processado com o alimento. "A transmissão via oral ocorre quando há ingestão de alimentos frescos como palmitos, sucos de açaí e caldo de cana contaminados", esclarece o infectologista Gustavo Dittmar, do Hospital Santa Cruz (SP).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, cabe ressaltar que esse tipo de transmissão é muito mais comum na região Norte do Brasil: 91% dos casos ocorreram lá e tem seu pico entre agosto e novembro, período de safra do açaí, como destaca Piastrelli.

O que muda com essa transmissão oral?

O perigo da transmissão oral é que ela torna a manifestação inicial da doença muito mais intensa. "Na transmissão oral temos a contaminação do alimento por múltiplos barbeiros, diferentemente da transmissão direta que é decorrente do contato com um único inseto", diferencia Piastrelli.

Normalmente os sintomas aparecem entre 3 e 22 dias após o consumo do alimento contaminado e podem englobar:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Casos de acometimento cardíaco e do cérebro são muito raros nessa fase", tranquiliza Dittmar. Mas, para que a doença não evolua, é importante buscar ajuda médica o mais cedo possível.

Como prevenir a transmissão oral da doença de Chagas?

Existem algumas medidas que podem prevenir a contaminação por doença de Chagas em alimentos naturais:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)