PUBLICIDADE

Remédios caseiros para conjuntivite: veja o que é eficaz

Oftalmologista ensina técnica para amenizar irritação causada pela conjuntivite

Vermelhidão nos olhos, coceira e olhos lacrimejantes são apenas alguns dos sintomas da conjuntivite. Com a chegada do outono e do inverno, as pessoas tendem a se aglomerar em espaços fechados, aumentando a propagação de doenças infectocontagiosas, como essa.

Ao notar os primeiros sinais de conjuntivite é essencial procurar um oftalmologista o mais rápido possível. De acordo com o oftalmologista Leonardo Marculino, o tratamento para doença irá depender da sua causa, mas os métodos mais eficazes são: uso de colírios lubrificantes prescritos pelo médico e compressas com água filtradas gelada.

Remédio caseiro para conjuntivite funciona?

Existem uma série de remédios caseiros para conjuntivite ensinados entre as pessoas e até em sites na internet:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

No entanto, Leonardo indica que esses remédios caseiros, na maioria das vezes, não são eficazes. "Os olhos são sensíveis e não devem ser tratados com produtos sem prescrição, pois o quadro pode piorar. Apenas o que for prescrito pelo especialista deve ser utilizado. Isso vale para compressas de chá de chicória, compressas com água e sal, compressas de suco de maçã e compressa de chá de camomila", disse.

Além disso, o especialista alerta para aplicação de itens nos olhos. Segundo ele, no olho diretamente nunca deve ser colocado nada que não seja prescrito pelo oftalmologista.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tratamento caseiro para conjuntivite mais seguro e eficaz

"O que deve ser feito são as compressas com água filtrada gelada, porque a temperatura fria ajuda a diminuir a inflamação local. A melhor coisa a se usar é a água filtrada pois a mesma não vai irritar a pele, os demais produtos podem irritar a pele e complicar a conjuntivite, até mesmo soro fisiológico e água boricada podem irritar devido a presença de sais na sua composição", completa o especialista.

Fatores de risco

O fator de risco mais comum é colocar as mãos sujas e/ou contaminadas nos olhos. Contudo, existem doenças que podem predispor o indivíduo à conjuntivite, como herpes, doenças autoimunes ou virais. A baixa imunidade também pode favorecer o surgimento da conjuntivite.

Outros fatores de risco são:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)