PUBLICIDADE

Ouvido entupido: o que fazer quando isso acontece?

A sensação de ouvido entupido pode ter diversas causas, por isso se isso ocorre com frequência é importante procurar ajuda médica

O canal auditivo possui glândulas sebáceas que são responsáveis pela produção do cerume. O cerume (ou cera) tem certas características, como seu pH ácido, que servem de proteção contra poluentes e microorganismos. Ele pode se acumular no canal auditivo a ponto de obstruir todo o canal auditivo, formando uma ?rolha? que impede o som de atingir a membrana timpânica e levando ao entupimento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É comum as pessoas acreditarem que tem uma produção excessiva de cerume. O que acontece na maioria das vezes é que o uso frequente de cotonetes acaba removendo em excesso o cerume, e o organismo entende que precisa aumentar sua produção.

A entrada de água com frequência também pode ser responsável pela formação da ?rolha?. Não há nenhuma recomendação específica para os banhistas, apenas que evitem ficar mergulhados na água por período prolongado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O ideal nesta situação é consultar um profissional para avaliar o problema. A pessoa não deve tentar inserir objetos ou cotonete na tentativa de desobstruir. Na maioria das vezes, esse ato só contribui para deslocar a rolha de cerume mais para dentro do canal auditivo, além do risco de um trauma no canal.

Em casos recorrentes, é importante uma avaliação de um profissional para descartar processos locais, até mesmo tumores ósseos no canal auditivo, que possam gerar algum bloqueio no processo de auto-limpeza do ouvido.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como limpar o ouvido?

O canal auditivo possui um mecanismo de auto-limpeza, eliminando o excesso de cerume produzido. A forma recomendada de higiene é apenas limpar a parte externa, que chamamos de pavilhão auditivo, com uma toalha ou o próprio dedo. Cotonetes não são recomendados, pois podem tanto remover demais o cerume que está protegendo o canal auditivo quanto empurrar o cerume para dentro.

A forma mais fácil de prevenir que o ouvido acumule cerume é a limpeza adequada, apenas da parte externa. Além disso, recomenda-se evitar o uso de fones e tampões de ouvido em excesso.